26.10.06

Viena-Dubai: o corredor hermético

Acomodar tanta gente em um avião não é um processo fácil, leva tempo. Fui um dos últimos a validar o bilhete de embarque, mas ao fim daquele corredor hermético que se encaixa com a porta do avião encontro uma fila. Ouço então um burburinho que ecoa atrás de mim e fica cada mais forte, e a alusão a um íntimo fracasso em um sotaque inconfundível chama a atenção:

- Oooooooooh, ai vent tu Barcelona dis víkend. It vas rrrriiiiiili guuuuude! – ele dizia “rrrrriiiiiiili” em tom mais agudo, incompatível com sua voz bruta e rústica e com a cabeça levemente inclinada para cima e com os olhos olhando o máximo possível para o alto. Ele diz isso para seu amigo que também usa bigode e que o ouvia com o mesmo entusiasmo, soltando pequenos gritos agudos de êxtase tombando a cabeça para trás girando os olhos ao máximo para cima.

Os poucos fios grisalhos em sua cabeça raspada e sua barriga sobressalente indicavam que já passava da meia-idade. Óculos quadrados, coturno preto, cinto metálico em estilo punk que segura a barriga sobre a calça justa de tecido plástico brilhante que deixa o bumbum arrebitado e camisa preta colada davam-lhe um ar moderno e andrógino (não confunda com andrógeno). Apesar de seu forte perfume europeu, essa nuvem de odores deixava um fundo que não era outra coisa senão curry. Por trás de toda modernosidade e de seu estilo europeu, distinguia-se bem o que é e o que está. Por mais que esteja europeu, sempre será em essência o mesmo garoto que balança a cabeça para os lados quando diz sim e que um dia vivia com a família nos subúrbios de Nova Delhi.

- Guten Tag! – diz a aeromoça, diante de uma seleção de jornais, indicando com as mãos que a fila andou. Descubro então em 3 ou 4 idiomas como se escreve a palavra Financeiro. Hora de voar.

4 comentários:

iglou disse...

Wunderbar!

Vi e falei disse...

Adoro seu jeito de escrever. Muito bom.

Danilo disse...

Luisao...

Vou te ajudar quanto aa selecao do meio de transporte.

Veja o video abaixo. Quando for comprar um carro nao ligue muito para o luxo, extensores sao para os fracos!

http://www.dailymotion.com/video/10432

Anônimo disse...

Feliz aniversário, dubaiano!!!
ÊÊÊÊÊÊ!!!!