13.5.08

Sheik Luis responde "express": TI

Há tempos que não escrevo para a sessão "Sheik Luís Responde" ou "Empregos". Então vamos a um conjunto de perguntas sobre a área de TI em Dubai:


Luis deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Procurando emprego em Dubai":

Olá Sheik!

Meu nome é Luis, moro em brasilia, tenho 24 anos e me formei em computação ano passado. Já trabalhei na IBM e agora estou trabalhando com programação em outra empresa.

Me interesso em ir pra Dubai, pois além da cidade me fascinar, falo árabe (fluente) pois sou filho de sirios, e meu ingles é avançado. Falta um pouco de prática somente.

Minha pergunta é a mesma do Samuel. Como está o mercado de TI em Dubai?

Qlq coisa, meu email é ...@hotmail.com

hauchi u baussi ;)


Postado por Luis no blog Dubai F. C. em Quinta-feira, 08 Maio, 2008

Olá Luís,

Belo e-mail!

Há muitos sírios em Dubai, eu mesmo cheguei a morar com duas garotas sírias. Uma delas adorava cozinhar, e o melhor, adorava me convidava para dar cabo da comida...

O fato de você falar árabe fluente pode te facilitar não apenas na obtenção de um emprego, mas na própria adaptação à cidade em si.

Dê uma olhada no histórico da sessão de empregos, já publiquei vários links para sites de emprego na região. Esses são a principal porta de entrada para quem deseja trabalhar por aqui e não possui nenhum conhecido na cidade para te indicar.

Abraço de sheik e xará,

Luís

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Sheik Luís responde: quem é o Sheik?":


Sheik,

Boa noite!
Sou Analista Programador e tenho muita experiência na área. Gostaria de saber como está o mercado de TI em Dubai. Achei fantástico o que estão fazendo em Dubai e pretendo trabalharia aí.
Se vc puder dar algumas dicas, meu e-mail é ...@click21.com.br.

grato,

Samuel Haddad


Postado por Anônimo no blog Dubai F. C. em Quarta-feira, 07 Maio, 2008

Olá Samuel,

Desculpe pela demora na resposta. Sua pergunta: como está o mercado de TI em Dubai... bem, vamos lá: o mercado está sim em crescimento, com todas as grandes empresas instaladas ou em vias de se instalar por aqui: IBM, Microsoft, Oracle, HP, ...

Salários: tudo depende da sua qualificação, experiência e nacionalidade.

Sim, nacionalidade. Essa não é uma coisa que se costuma comentar, mas é comum as empresas imporem quotas de contratação por nacionalidade, e nivelar os salários de acordo com cada país. As empresas adoram dizer que valorizam o sistema de meritocracia, mas o que se vê de fato é uma versão da lei da oferta x demanda: o salário é baseado no mínimo patamar em que alguém aceita receber pela posição.

Exemplo: hoje em dia, gracas a uma bem articulada propaganda, pessoas do mundo inteiro querem vir a Dubai, invertendo a posição em que as empresas se encontravam a 5 anos atrás, por exemplo. Cada vez mais, as empresas oferecem menos benefícios para que as pessoas venham trabalhar no país. Com a inflação (oficial) beirando os 10% a.a., cada vez mais fica mais caro viver por aqui. Em TI, caso em sua especialidade haja muitos indianos, espere uma grande concorrência e um achatamento do seu salário até mesmo para um patamar abaixo de 10 mil dirhams. Isso ocorre por pelo menos dois fatores: 1) há muitos profissionais de TI na Índia; 2) o câmbio entre UAE e Índia é de 10:1, o que significa que até mesmo um salário baixo torna-se atraente... mas vai por mim: salvo raras exceções, você não vai querer sair do Brasil para morar em Karama!

... é claro que isso não ocorre para posições mais qualificadas. Neste caso, a sua nacionalidade não importará tanto.

Para encontrar emprego: dê uma olhada no histórico da sessão de empregos, há links para diversos sites de emprego por lá. Estes são a principal forma de entrada para quem busca uma posição por aqui.

Como já disse: atente para os benefícios: vôo anual para o país, plano de saúde, auxílio de acomodação e transporte... para viver bem já no limite do aceitável, considere gastar ao menos 5 mil dirhams por um quarto por mês. Por aí você tira o que é um salário razoável...

Abraço,

Luís


Daniel deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Procurando emprego em Dubai":

Gostaria de trabalhar em Dubai luis.
Sou analista de suporte.
Estou no ultimo ano de sistemas de informação.

...@hotmail.com

Postado por Daniel no blog Dubai F. C. em Terça-feira, 15 Abril, 2008

Olá rapaz,

Penso que vale mais apenas você primeiro se formar, ganhar experiência e depois tentar algo aqui.

Exceto para cargos de gerência, os salários para o pessoal da área de operação não são lá muito generosos, especialmente se você não tem um diploma de curso superior... você terá dificuldade em pagar seu aluguel...

Se quiser tentar algo, o caminho é através dos sites de emprego daqui. Dê uma olhada na sessão de emprego do blog que há várias delas listadas por lá. Mas não diga que não avisei!

Abraço e boa sorte,

Luís

Francisco C Cavalcante deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Procurando emprego em Dubai":

Amigo, sou Brasileiro, não falo Inglês mais um amigo me disse que o paraiso na terra é DUBAI? pode me ajudar a ir para ai trabalhar Sou Analista de Sistemas, com larga experiência. Aguardo seu contato: ...@yahoo.com.br
Obrigado.

Postado por Francisco C Cavalcante no blog Dubai F. C. em Quinta-feira, 10 Abril, 2008

Olá Francisco,

Paraíso na terra é Dubai?! Bom, meu conselho é que você se informe melhor. Dubai tem coisas boas sim, mas o sentimento mais comum entre os brasileiros que chegam por aqui é frustração. Se você quer trabalhar por aqui, comece por reduzir suas expectativas... leva em média 6 meses para uma pessoa "normal" se adaptar e começar a acreditar que há coisas boas por aqui, especialmente se você chega no verão ou durante o Ramadã. Digo isso porque a turma chega aqui, não entende a cultura local e começa a achar todas as pequenas limitações do dia-a-dia um grande porre.

Ah, sobre o idioma, amigo, vou ser bem sincero: sem falar inglês ou árabe aqui eu diria que, a não ser que você venha para trabalhar em uma empresa brasileira, suas chances são praticamente nulas. Digo isso porque em geral, o recrutamento é feito pela internet e passa inevitavelmente por uma entrevista por telefone em inglês. Mesmo quem tem inglês nativo tem dificuldades no começo, devido à vasta gama de sotaques...

Abraço e boa sorte em suas escolhas,

Luís

Beto deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Sheik Luís responde: quem é o Sheik?":


Boa tarde Sheik.
Achei muito interessante seu blog, e resolvi enviar um comentário. Sou brasileiro, meu nome é Alberto, Pós-graduado em Telecom, trabalho na área de Telecom e gostaria de saber como poderia trabalhar e viver em Dubai. Você poderia me aconselhar?
Um abraço,
Alberto

Postado por Beto no blog Dubai F. C. em Terça-feira, 08 Abril, 2008

Grande Alberto,

Há duas empresas fornecendo serviços de telecomunicações em Dubai: a DU e a Etisalat. Ambas publicam as vagas disponíveis em seus sites na rede.

Há muitas posições abertas na área de telecom aqui, não apenas nestas duas empresas, mas também nas empresas que fazem negócios com as operadoras: Nokia, Ericsson, HP, Motorola, ...

Se você trabalha com mediação ou billing, você poderá encontrar posições como contractor por aqui. Aliás, em qualquer parte do mundo...

Dê uma olhada na sessão Emprego para obter o link para sites de emprego na região.

Abraço de sheik,

Luís

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Recém-formados em Dubai":

Ola Luis, tudo bem?
Descobri seu blog através do site da Icaro. Trabalho na área de TI há 22 anos e nos últimos 6 focado com segurança da informação. Agradeceria se pudesse comentar um pouco sobre as possibilidade de tentar trabalho nesta área aí em Dubai.
Obrigado e um abraço
Edilson

Postado por Anônimo no blog Dubai F. C. em Quarta-feira, 02 Abril, 2008

Olá Edilson,

Há sim mercado para quem trabalha com segurança. Digo pelo que vejo: a iniciativa mais avançada ao meu ver em "segurança da informação" é talvez os proxies bonitinhos que as operadoras de telecom possuem aqui para bloquear sites perigosos, como o do Skype.

No mais, em geral, as políticas de segurança da informação por aqui são incipientes se comparadas ao Brasil. Mesmo a segurança predial, é comum encontrar empresas que não possuem um controle efetivo de quem/o que entra e sai de seus edifícios. E o mais surpreendente: você deixa carteira, notebook, celular em cima da mesa... e ninguém rouba!

O caminho é o mesmo que sempre recomendo: buscar vagas através dos sites de emprego da região (vide sessão empregos) ou nos sites de empresas se segurança com filiais por aqui.

Abraço de sheik,

Luís

Um comentário:

Rodrigo disse...

Ola luis,

Sou médico dentista de nacionalidade portuguesa e adorava trabalhar no dubai. Se me puder dar informações utéis e sites especificos para a minha área agradecia. E bons conselhos claro... Sei que mudar de cultura pode ser díficil mas não me queria decepcionar!
Abraço, Rodrigo