9.5.08

Por que eu não escrevo: a sexta-feira

E você me pergunta:

- por que é que você não escreve?
Pergunta com toda razão. Mais eu te digo, leitor: eu me esforço, mas às vezes a vida dá voltas mais rápidas do que é possível planejar. Como exemplo, cito um fim-de-semana que passou: na quinta à noite coloquei metas para o blog. Antes mesmo de dormir, já percebi que estabelecer "metas" é muita pretensão... recebo um SMS dizendo assim:


2morrow paddling @ 9.30!


E o dia amanheceu perfeito: dia de sol, sem ventos. O mar, uma piscina sem ondas. E lá vamos nós: eu, a francesa Sandra e a norte-americana Julia, direto para o The World. Nada mal: 35 minutos de ida, 30 minutos de volta. 12 km no total.



E depois? Ah, aí chegou o momento reservado para a contemplação. Celebrar o ócio: "estou em Dubai..."



Sabe, leitor, confesso uma coisa: Dubai ficou muito melhor desde que você, aí do outro lado do mundo, começou com essa estória de que aqui é o Paraíso dos Arquitetos e dos Endinheirados. Quando eu voltei pra cá, ninguém falava em Dubai. Todo mundo dizia: "você é louco? Lá só tem terroristas, eixo do mal!". Falaram tanto que comecei a até mesmo duvidar de minhas convicções quando peguei logo na primeira noite 39 graus às 10h da noite no aeroporto...

Naquela época, nos pubs cheios de homens (como em quase todo lugar em Dubai), o assunto não era outro: o paraíso é a Europa! Um que acaba de chegar na cidade falava de praias com mulheres fazendo topless, outro dizia entre um copo e outro: "lá as pessoas são civilizadas...". O taxista não entendia: "ah, mulher brasileira... por que você veio pra cá?!".

Pois é, leitor, mas o tempo passa, não é mesmo? O sheik investiu pesado em propagandas justamente nos antigos paraísos: London, Paris, Tokyo, Milan. Brazil. Quase 2 anos depois, Dubai continua cheia de homens, e no verão, continua a fazer um calor deprimente mesmo de noite, mas agora, nos antigos paraísos não se fala em outra coisa a não ser em... Dubai. Ontem mesmo ouvi um executivo da Silverjet dizendo que Dubai é a segunda destinação preferida da Inglaterra. No ano passado, foram 4 milhões de passageiros para Nova Iorque e 3 milhões para Dubai...

É por essas e outras que eu, aqui no meu sofá, apenas sorrio com um prazer muito íntimo:

"Eu tenho o que você não tem".


Foi só então que percebi a profundidade expressa nos versos que ouço na voz de Marisa Monte:

"O teu desejo é o meu maior prazer."


E passei o dia assim, sentado no sofá, saboreando meu prazer. Mas aí veio o sábado, que fica para um outro post.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Amanheceu peguei a viola botei na sacola e fui viajar" Renato Teixeira. Pois é, em julho fará 2 anos. Agora onde você está, diz alto e em bom som: "O teu desejo é o meu maior prazer". Dubai te encantou e te adotou. Seu habitat de momento é Dubai. Fico feliz pela sua felicidade. Domingo comemoramos o Dia das Mães. O menino se fez homem e vai ganhando o mundo. Estou feliz por suas vitórias. Distante dos olhos e tão perto do coração.Abraço do Eloelson. Outro da Dona Sandra.

Anônimo disse...

em uma revista de esportes, zico escolheu um garoto q poderia ser um futuro "zico", esse menino tem hoje 20 anos e muito talento assim como previu o "galinho", mas por conta da máfia do futebol q existe aqui no Brasil, onde só conseguem jogar em bons times aqueles q são queridos por alguém influente e não o q tem talento, ele não consegue o lugar q merece no esporte... será q se o brasil fosse desenvolvido como Dubai ele teria a chance q merece???...esse é o comentário de alguém q admira a evolução de um pais como Dubai.. satobruno@hotmail.com