14.5.08

Influências sheikianas

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Revisando o ar-condicionado":

Caro sheik

tenho a leve impressão de que você tem influências machadianas ,estou certo ??
essa maleabilidade com as palavras, esses paralelos e , claro , as metáforas.
não poderia esquecer esse tom meio que sarcástico. :)
daniel, sp

Postado por Anônimo no blog Dubai F. C. em Sexta-feira, 18 Abril, 2008

Prezado Daniel,

Você observou bem, mas pelo ângulo errado. Sua reflexão me convida a uma releitura de "Missa do Galo": toda a sensualidade velada, a sugestão no ar, a iminência daquilo que poderia (ou deveria) acontecer e simplesmente não acontece... isso me lembra um pouco Dubai...

Bingo, leitor: Machado se inspirou em mim!

Ah leitor, se você soubesse um décimo do que eu passo por aqui com minhas 15 concumbinas... dói-me reabrir Dom Casmurro e lembrar de quantas Capitus já passaram em minha vida... corno, eu? Todo amante é um corno por antecipação.

Veja bem, Daniel, essas minhas frases prontas de efeito também já foram objeto de cópia no passado. Um deles, um parente distante, enchia seus livros de frases bonitinhas que faziam a leitora sentimental chorar e o intelectual escrever um ensaio para cada uma delas: Toda saudade é uma espécie de velhice, escreveu certa vez... mas sou sheik, sou benevolente: não crio patentes. Não reclamo por plágios. Deixe esses copiadores de estilo fazerem sucesso, ocuparem minhas merecidas cadeiras na ABL. Sheiks são onipresentes, e o sucesso deles é o meu sucesso.

Calma, leitor! Assim você terá um infarto: vejo daqui a sua inquietação, esta sua sensação ruim de que o chão sumiu. Inquietação que é fruto de sua própria incompreensão sobre a natureza dos sheiks: "seria possível alguém no passado escrever sob influência daquilo que ainda não foi escrito?"

Nunca se esqueça: os sheiks são atemporais. E quando o assunto é imortalidade, passado, futuro e presente se confundem; o antes e o depois perdem o significado.

E você protesta: "Bullshit!". E você grita: "Cala a boca e responde as perguntas de emprego!" E você já relembra 68 e já começa a fazer discurso: "Dubai é um paraíso! Abaixo o sheik!"... leitor: não precisa fazer passeata. Sua reação agora me assusta. Não me processe, pois não vou revidar. Sigo o exemplo de Gandhi, e em troca, lhe dou a Verdade que lhe convém (mas não faço greve de fome: como e lambo os beiços). Admito: não sei mentir. A Verdade é que, outro dia, comprei um livro no Mall of the Emirates que tem me ajudado bastante: Write as Axe from Assis in 10 days. Recomendo! E para terminar, uma frase de efeito anônima que cai bem à ocasião:

Toda Mentira tem um fundo de Verdade.
.

Abraços do sheik,

Luís

Nenhum comentário: