18.5.08

Engenheiros civis: aprendendo a pescar em Dubai

Felipe deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Real State Co.":

Olá Luís
Estou me formando em engenharia civil... Tenho dupla nacionalidade. tenho nacionalidade brasileira e portuguesa. estou só aguardando minha formatura e ao mesmo tempo estou concluindo meu curso de inglês.
Queria mais informações sobre dubai relacionado a área de engenharia civil, como salário, oportunidade de emprego... ai vai meu email: felipenobregalemos@hotmail.com
O blog ta d+

abçs


Postado por Felipe no blog Dubai F. C. em Domingo, 18 Maio, 2008

Fala Felipe,

Eu não dou o peixe, mas ensino a pescar: o blog tem uma sessão de empregos, onde já listei vários sites de oferta de empregos no Oriente Médio. Dê uma olhadinha lá, entre nos sites, pesquise as vagas que possam te interessar.

Em geral, há muita oportunidade para engenheiros civis e os salários variam de 10 a 30 mil dirhams. É claro que isso varia com a sua experiência... regra geral, se você é solteiro, eu não viria pra cá se salário mais benefícios não forem superiores a 15 mil dirhams. Se a empresa oferecer acomodação, considerando o dólar baixo, o crescimento acentuado do Brasil e a inflação e aluguéis nas alturas nos Emirados Árabes, com 10 mil aqui você estará no limite daquela linha de conforto onde você se perguntará se você está melhor ou pior do que no Brasil.

Ainda penso que o melhor é não vir para cá "cru": forme-se, trabalhe um pouco no Brasil, ganhe experiência, especialize-se um pouco. Depois pense em vôos mais altos. É só uma opinião até um pouco conservadora.

Dica: a Odebrecht possui uma filial aqui nos Emirados Árabes Unidos. Foi um taxista que me disse que ela foi uma das empresas contratadas pela Nakheel para construir International City, um dos muitos bairros contruídos no meio deserto para uma classe média em fuga dos estratosféricos aluguéis (dizem que um dia será "centro", mas hoje é um aglomerado de prédios no meio do nada. Há 5 anos os Greens também ficavam "no meio do nada", e hoje é uma das áreas mais bem localizadas e caras de Dubai. Tudo é uma aposta).

Voltando ao ponto, empresas brasileiras como a Odebrecht podem ser uma porta de entrada nos Emirados Árabes, especialmente se o seu inglês ou árabe não está 100% (mas não se iluda: sem inglês ou árabes, suas chances são nulas).

Você pode cadastrar seu currículo no diretamente site da Odebrecht.

Sobre a dupla cidadania: sendo cidadão português, você tem uma vantagem sobre os demais mortais brasileiros. Você pode entrar e sair livremente dos Emirados Árabes. Portugueses recebem um visto de turista automático no aeroporto e podem ficar "turistando" no país até 3 meses se não estou enganado, enquanto brasileiros precisam solicitar o visto com antecedência na embaixada ou pagar um hotel 4 estrelas (o hotel cuidará da burocracia do visto).

Lembre-se que, como em qualquer lugar do mundo, trabalhar com o visto de turista é uma atividade ilegal.

Possuir uma carta de motorista portuguesa também pode tornar o processo de obtenção de habilitação aqui mais curto e simples para você.

Boa sorte!

Abraço de sheik,

Luís

Nenhum comentário: