19.5.08

Dubai World Cup


Vou escrever um pouquinho sobre o Dubai World Cup, a corrida internacional de cavalos que ocorreu este ano no final de março, marcando assim o fim da estação em que se pode andar de terno à tarde... foi o evento mais luxuoso que já participei.

O local

O local faz jus ao nome: Nad-Al Xiba. Não tem nada por lá, além de areia. As gruas são da construção de Meydan, anunciada no ano passado e que ocupa a área onde antes havia um clube de Golfe. Bem maior que a atual, a previsão é que a nova pista esteja pronta para o ano que vem, inch'Allah.


A organização

Em uma cidade com um transporte público deficiente e onde cada cidadão tem um carro, a organização preparou estacionamentos gigantes no deserto ao redor de Nad Al Xiba, com micro-ônibus realizando o traslado gratuitamente até a entrada. O problema foi a fila: a organização errou ao deixar apenas dois portões para a maior parte do público pagante que se dirigia à International Village. Resultado: quem chegou cedo, como eu, perdeu apenas a chance de participar das "apostas" gratuitas e as garotas, como a Anna, amiga armênia que me acompanhou, perderam a chance de participar no "Concurso de moda". Enfim... nada grave.

Agora, quem chegou tarde... esses amargaram ao menos 1:30h na fila, e perderam a primeira e a segunda corrida. Se bem, que uma vez lá dentro, fica-se com a impressão que a competição é o de menos...

Pessoas

Árabes em trajes nacionais. Japoneses em quimonos. Escoceses em quiltes. Indianos com seus turbantes. Garotas de vestidos exóticos, chapéus que parecem algodão-doce.
É sem dúvida, o evento de gala mais esperado do ano, e todos se produzem para vir até aqui. E é acessível: 180 dirhams a entrada, coisa de 90 reais. E no Brasil, quando custaria a entrada a um evento destes? Sem contar que havia também a área gratuita...


O evento

As corridas ocorreram durante toda a tarde até o final da noite, enquanto boa parte dos presentes preferiam a agitação do Bubble lounge, dos estandes dos restaurantes e bares que vendiam toda sorte de bebidas alcoólicas.

Após a última corrida, o prêmio foi entregue ao vencedor pelo próprio sheik, seguido de apresentações artísticas e queima de fogos.

Não sou fã de cavalos, tampouco de corridas de cavalos. Mas foi uma experiência interessante.


A saída

A saída, assim como a entrada, foi um caos. Mesmo depois da meia-noite, mais de 3h após o encerramento da festa, a saída era um congestionamento só, e as pessoas disputavam a tapa um lugar nos micro-ônibus que levavam aos estacionamentos. A coisa só não foi pior graças ao bom-humor de alguns motoristas de micro-ônibus.

Tenho ainda alguns vídeos aqui, talvez depois eu os publique.

Um comentário:

Cesar disse...

..gostosinha essa armênia hein sheik..traz ela aqui pro br que nóis créeeuuu..junto com suas 15 concubinas, sds do rio de janeiro