25.11.07

Notícias de hoje

1) Saiu no rádio: o sheik concedeu um aumento de 70% aos servidores públicos. Isso mesmo: 70%. Os sheiks são assim: misericordiosos e benevolentes. Aumenta os salários e vê o dinheirinho retornando sob a forma de aluguéis. Coitado que não participou da festa: vai ter que suportar com o mesmo salário o aumento dos preços que certamente virá de carona nessa enxurrada de dinheiro na praça;

2) Mas até a Etisalat não ficou muito atrás: concedeu aumento de 25% a todos os seus trabalhadores;

Fazia tempo que não via números tão vultosos. Mas também fazia tempo que não via preços como o de aluguéis subirem tão agressivamente. Isso me lembra os "gatilhos salariais" do governo Sarney.

Antes de continuar com as notícias, é bom esclarecer algo também: o dirham tem um câmbio fixo ao dólar (US$ 1 = 3,67 DH). Somente por conta da desvalorização da moeda americana, o dirham perdeu 15% de seu poder de compra no último ano, com efeito direto nos preços no UAE (leia-se inflação). Analistas agora dizem (ou especulam, tentando forjar uma verdade?) que o fim do câmbio fixo está próximo e sugerem que o melhor seria primeiramente uma brusca valorização da moeda seguida de uma mudança no sistema de pagamentos do país para utilização de uma cesta de moedas. Entendeu? Obviamente, eu não reclamaria.

É claro que outros fatores colaboram com a alta nos preços: a consistente imigração também tem sua parcela de culpa, principalmente nos preços de acomodação em Dubai. Segundo reportagem do GulfNews, chegam anualmente à cidade aproximadamente 300 mil pessoas (crescimento populacional acima de 20%) e a previsão para os aluguéis é de alta pelos próximos 2 anos... segura o tchan, moçadinha! Estamos falando de uma previsão de aumento nos aluguéis superior a 20%.

Mas pára de chorar, leitor. Dia 1 de dezembro tem concerto da gost... da bonita moçoila libanesa rainha dos baixinhos do mundo árabe: Nancy Ajram. Vai ser no Aviation Club. E a maior dúvida dos fãs é: será que ela vai cantar de calça jeans? O negócio é fantasiar-se de baixinho e conferir ali pertinho do palco. Mas nada de fotos, hein?

Um comentário:

Edu, Jane e Carol disse...

Inflação e aumento absurdo dos preços não é privilégio de Dubai.

Na República Tcheca, as passagens de metrô vão aumentar 50% a partir de 1/1/2008.

Será que os salários vão acompanhar?!?