5.11.07

Dubai on the rocks

De volta ao rock, algumas notas curtas sobre o que tem mudado por aqui nos últimos tempos:

Chuva

No último sábado, caiu a primeira chuva pós-verão. Não foi suficiente para molhar ou alagar, mas é um indicador claro da mudança de estação. Logo mais em um mês, já estará frio, e pouca gente vai se aventurar a entrar no mar.

Mapa de Dubai no Google Maps


O Google disponibilizou um mapa das ruas de Dubai. Através dele, é possível realizar pesquisas (ainda incipientes) de estabelecimentos comerciais, e buscar direções.

Imagem: Google Maps.





Salik, um "sucesso"

E entrou há já 3 ou 4 meses em operação o Salik, o "inteligente" pedágio de Dubai, com dois pontos de cobrança na Sheik Zayed: Ponte Garhoud e após o Mall of the Emirates. Segundo a RTA, o Salik é "um sucesso". Como tudo em Dubai, claro.

Realmente, é um sucesso: conseguiu a façanha de transferir o tráfego pesado da Sheik Zayed Road, uma auto-estrada com 6 faixas, para as vias locais nas redondezas do pedágio, como Al Wasl Road, Jumeira Beach Road e Al Soufouh Road.

Agora, a maior parte dos veículos que se dirigem do centro de Dubai para Media City, Marina e Jebel Ali - e principalmente os veículos pesados: caminhões com destino ao porto de Jebel Ali, vans e ônibus porta-escravos - desviam na altura do Mall of the Emirates para a via local, a Al Sofouh Road, para evitar a tarifa de 4 dirhams.

Com isso, o que já era difícil - trafegar de bicicleta por esta via - tornou-se uma aventura extremamente perigosa.

Obrigado, RTA! Sucesso!

Imagem: Google Maps.

Postos de gasolina x Cartões de crédito

Há aproximadamente dois meses, todas as redes de postos de gasolina de Dubai passaram a cobrar uma tarifa de 1,65% sobre todo pagamento efetuado com cartões de crédito. A queda de braço entre os postos de gasolina e operadoras de cartão de crédito se agravou e agora nenhum cartão de crédito é mais aceito. Pagamento em postos de gasolina, só em ca$h.

Vale lembrar que em Dubai não há sistemas de pagamento eletrônico on line como o redeshop no Brasil, por exemplo, em que você efetua pagamentos diretamente com o cartão da sua conta corrente. Desta forma, os cartões de crédito é uma das únicas formas de efetuar compra sem a necessidade de carregar dinheiro em espécie ou os arcaicos talões de cheque.

Nenhum comentário: