28.11.07

Eletricista industrial?

Thiago Mohamad deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Procurando emprego em Dubai":


Olá meu nome é Thiago Mohamad Abdel Jalil. Estou terminando um curso de eletricista industrial. Gostaria saber como eu faço para ir trabalhar em Dubai?


Olá Thiago,

Pelo teu nome, você fala árabe, correto? Fala inglês? Vou te dizer uma coisa: a língua é mais imprescindível que a sua qualificação. Veja, por exemplo, o rapaz que projetou a Shatha Tower era especialista em construção de jaulas, mas falava inglês.

Brincadeiras a parte, vejo duas possibilidades para você encontrar emprego aqui:

1 - a mais fácil, confortável e barata: procurar nos sites internacionais de emprego. Dá uma olhadinha no Naukri Gulf ou no Monster Gulf, por exemplo:

http://www.naukrigulf.com/ni/nijobsearch/farea-projects/

http://jobsearch.monstergulf.com/category/construction.html

Tem MUITA oferta de emprego. Você se candidata para a vaga preenchendo um questionário em inglês e anexando o seu CV (em inglês), e aí é só esperar a(s) entrevista(s) no conforto do lar. O único problema é que Dubai está agora em evidência, e a cada vaga exposta na rede, os RHs das empresas são inundados de currículos (a maioria sem pé nem cabeça). Leva tempo para o RH fazer a triagem e com sorte te encontrar. Eles vão querer contratar a pessoa mais qualificada pelo menor preço;

2 - Compre uma passagem aérea, reserve um hotel por uma semana e venha para cá para um rallye profissional: visitar todas as grandes obras de Dubai, tentar falar com outras pessoas que desempenham a sua função e tentar arrancar algumas entrevistas. Estamos falando de estar disposto a fazer um investimento de pelo menos 5 mil reais nessa brincadeira. Com isso, se você tiver sorte, já consegue furar a enorme fila de entrevistas;

Ao negociar um contrato, tenha em mente que apesar do salário "tax free" (confirmar com a empresa!), só aluguel custa ao menos 800 dólares para as condições mínimas (um quarto, um banheiro em casa compartilhada). E a previsão é de aumento de pelo menos 20% ao ano... se a empresa não te oferecer acomodação, saiba que o salário tem que pelo menos, pagar um aluguel desses. E anota aí: aceitar proposta ruim "só pra vir a Dubai" é meio caminho para uma depressão profunda. Você não vai encontrar um lugar acessível para morar perto do trabalho, vai depender de transporte público pra se locomover e só vai ver homens na sua frente (imagine-se em um garimpo). Você vai se sentir o pior dos seres humanos e ficará chorando e suando noite adentro.

Morar e trabalhar em Dubai é diferente das coisas bonitas que a TV mostra e tem que haver alguma compensação. Se Dubai é o paraíso dos endinheirados, pode ser o inferno dos trabalhadores, se a mudança não for planejada, principalmente no verão. É isso aí.

Nenhum comentário: