9.9.06

Religião e espaços públicos


É notável ver como a religião molda os espaços públicos e até decisões do Estado.

Em locais públicos, sempre se encontra salas de orações. Na torre em que trabalho, há 2 andares dedicados a salas de orações: o sétimo para as mulheres, e o sexto para os homens.

Em alguns banheiros, há inclusive lavadores para os pés.

Em tempo: vale lembrar que isso de certa forma também ocorre no Brasil e na maioria dos países católicos, ainda que sejam estados laicos: a igreja católica fica no centro da cidade. É que aqui, como não estamos acostumados, estes aspectos do Islã saltam mais aos olhos.

No aeroporto de Schiphol, na Holanda, também havia uma área específica para orações, o meditation centre, mas era um centro ecumênico. Cada um reza de acordo com sua crença. Creio que aqui talvez não seja uma boa idéia um não-muçulmano entrar nestas salas de orações.


Há outros aspectos interessantes também: muçulmanos têm direito a empréstimos a juros mais baixos no Slamic Bank. Mas isso já é outro assunto.

Um comentário:

Anônimo disse...

mas eu acho que em qualquer aeroporto é comum ter uma capela pra orações. ou não? afinal as pessoas tem medo de avião! hehehe em guarulhos eu sei que tem uma.