15.3.08

Recém-formados em Dubai

Getúlio deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Procurando emprego em Dubai":

Luiz acabei de me formar em Engenharia Mecânica, to procurado emprego. Em Dubai o salário é alto?
To querendo ir trabalha ai em Dubai. Meu inglês não ta muito bom, mas se souber de alguma proposta para engenheiro mecânico recem formado é só me informar.



Postado por Getúlio no blog Dubai F. C. em Terça-feira, 11 Março, 2008

Olá Getúlio,

Se você é recém-formado, não considero um bom negócio vir assim, "cru", para cá.

Em Dubai, há de tudo: salário baixo, salário médio, salário alto. Infelizmente, este não é o caso para recém-formados: o mais provável é que a empresa te ofereça um salário de 3 a 4 mil dirhams que, se por um lado, esta quantia não é ruim no Brasil, aqui é insuficiente para pagar o aluguel de um lugar minimamente aceitável. Isso sem levar em conta que, em geral, os locatários solicitam que você pague 6 meses adiantado... em resumo, nessas condições, você estará pagando para trabalhar.

Embora a vida em Dubai não seja cara, os preços de acomodação formam uma barreira que inibe principiantes.

Quanto ao inglês, se ele está ruim, esse é mais um complicador: aqui ninguém contrata funcionário considerando um tempo de aprendizado da língua. Já se pressupõe que você fale inglês fluentemente... se vier para cá com o inglês ruim, vai passar maus bocados.

Sinceramente, para recém-formados, eu recomendo experiências no exterior menos traumáticas, como um estágio remunerado. Recomendo a IAESTE e a AIESEC. A última instituição possui uma sede em Dubai:

http://www.aiesec.org/cms/aiesec/AI/Middle%20East%20and%20North%20Africa/UNITED%20ARAB%20EMIRATES/contactus.html

Para participar dos intercâmbios da AIESEC, você precisa se inscrever em algumas das sedes no Brasil e participar de um processo seletivo.

Considero que para seu perfil, recém-formado e com o inglês ainda para melhorar, um estágio no exterior é uma experiência muito mais agregadora e controlada: você já sai do país com o emprego e moradia acertadas, entrará em contato com outros estagiários de outras partes do mundo e sofrerá uma cobrança menor, que te permitirá melhorar seu inglês e viajar. Não espere ficar rico com isso, mas essa experiência que você vai ter certamente te abrirá portas no futuro.

Se ainda assim você quiser procurar uma posição na sua área, dá uma olhadinha na sessão empregos: há vários sites de emprego listados por ali onde você encontrará todo tipo de oportunidade.

É isso aí,

Abraço de Sheik,

Luís

2 comentários:

Anônimo disse...

interessante a dica, mais uma pr amnha coleçao de duvidas sanadas,eheheh

ah escrevi uma carta aki pr a vc ,sheik!

"Olá Sheik!

Bom, antes de tudo te parabenizo pelo blog,que já conheço há algumas semanas e então ao menos 2x por semana passo aki pra conhecer ainda mais desse lugar que acho tão curioso e interessante.

Sempre tenho muitas dúvidas de como é a vida aí, algmas delas eu já sanei lendo seu blog ,mas tem otras duas que fiquei intigado a perguntar:

1)é comum voce ver deficientes fisicos ou mentais por aí?
Os lugares apresentam acessibilidade para cadeirantes , estacionamentos e filas preferenciais? Conte um pouco do que você reparou aí

2) Queria saber como é o panorama do MOda por aí. hoje em dia há mais trajes civis do que os tradiconais ou há um equilibrio? Nem duvido que haja lojas e lojas das grandes marcas mundiais, mas existem marcas locais interessantes co algo inovador e estilo local? Há uma industria textil, com semana de Moda e estimulo a novos talentos e instituiçoes de ensino sobre o assunto ou tudo nesse aspecto é importado?
Me conte o que você pensa da idéia de :
-procurar algum esprego neste meio de Moda por aí
-criar uma marca de roupas com estilo moderno (tbm chamado de "fashon", ou mesmo streetwear e sportswear) aí.

Há aí uma juventude que use roupas modernas, descoladas como qq outra metrópole ou tudo é muito "normal"?

Muito obrigado de antemão,sheik!
=D"

abs

Antonio Bordallo

Anônimo disse...

Ola Luis, tudo bem?
Descobri seu blog através do site da Icaro. Trabalho na área de TI há 22 anos e nos últimos 6 focado com segurança da informação. Agradeceria se pudesse comentar um pouco sobre as possibilidade de tentar trabalho nesta área aí em Dubai.
Obrigado e um abraço
Edilson