25.3.08

Micromanagement: saudades da infância


E no primeiro post da série "Sheik para Empresários", a série que vai ajudar a você ficar rico, vamos falar de um tema muito importante no mundo dos negócios em Dubai: o Micromanagement.

O Micromanagement, em português Gerência Pentelha, é uma forma de gerência em que o Gerente supervisiona cada passo ou pensamento de seus subordinados. Curiosamente, esta forma de gerência é muito utilizada em certas partes do Brasil, onde os Gerentes fazem questão de serem chamados de Managers e insistem em colocar frases em inglês no MSN Messenger - I'm happy today!, Coríntia rulez! - embora só tenham amigos lusófonos semi-analfabetos.

Este tipo de gerência é essencial para o sucesso de sua organização em um lugar internacional como Dubai, onde a maior parte de seus empregados são expatriados, a maioria recém-chegados ao país, e portanto, suscetíveis a problemas psicológicos como depressão e eventual suicídio.

Portanto, não fuja da sua obrigação de empregador de preservar a vida: nada desse papo de delegação de tarefas, de responsabilidades. Não confie, não deixe seu funcionário à sós: é uma vida que está em risco! Todos os artifícios são válidos: telefonemas pela manhã (onde você está?, por que você não chegou ainda?, por que você não respondeu minha mensagem?), e-mails durante o dia (eu quero um e-mail por hora com o status desta tarefa!). Afinal, você nunca sabe o momento em que o seu funcionário poderá se desconectar do trabalho... e daí para um suicídio, é um piscar de olhos, o tempo de cortar os pulsos com a lapiseira, de se afogar na água da privada. E ai daquele que desrespeitar sua autoridade (e perguntar por que?, por exemplo)! Ameace-o com um tenebroso pontinho negativo na Avaliação de Performance. Ele abaixará a crista rapidamente e voltará a comer o saboroso cocô que diariamente você lhe oferece.

Você verá: seus funcionários logo ficarão muito felizes, e nunca mais reclamarão de saudades de casa, do papai, da mamãe, do cachorro. Não se espante se algum deles te pedir para comprar um pirulito depois do almoço. Dos mais exaltados, poderá receber aquilo que é a prova máxima de amor e carinho que um funcionário pode dar ao seu chefe: um soco na cara.

Seus funcionários são o patrimônio maior de sua empresa. Aplicar as técnicas do Micromagement não garante a retenção dos melhores, mas ao menos dos mais obedientes e fiéis, que te seguirão até mesmo pelas mais abrasivas trilhas nas dunas do competitivo Mundo dos Negócios.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado, Sheikh, pelos preciosos ensinamentos partilhados connosco, comuns mortais, neste mundo egoísta.

Abraço do Fidalgo ;)