20.3.08

No ruz Mubarak!

E eu já ia me esquecendo: este ano o Aniversário do Profeta coincidiu com o tão esperado No Ruz, o Ano-Novo no calendário persa!

Pra ser mais exato, o Ano-Novo iraniano começou hoje às 9:48 h da manhã, de acordo com uma amiga iraniana aqui, a Golnaz.

Uma curiosidade sobre este calendário, com origem no Zoroastrismo, é que ele é considerado mais preciso que o calendário Gregoriano - usado no Ocidente - e as celebrações estão ligadas aos fenômenos da natureza, às mudanças de estações do ano. O Ano-Novo coincide justamente com a chegada da primavera. E a noite antes da última quarta-feira do ano persa, ou seja, na terça à noite (Chaharshanbeh sori, algo como "festa da quarta-feira") é comemorada com fogueira e um jantar especial: é o Festival do Fogo, a comemoração da vitória da Luz sobre as Trevas (sim, o velho papo da luta do Bem contra o Mal).

Embora o Irã seja um país majoritariamente muçulmano xiita, essa ligação com o fogo é uma clara influência do Zoroastrismo, em cujos templos são mantidas fogueiras permanentemente alimentadas. São os Atachkadeh (fogo eterno).

O Noruz marca também o início do período semelhante ao carnaval brasileiro, em que o Irã pára e todo o país viaja e festeja. Não adianta tentar encontrar acomodações pelo país nesta época: vai ver muito difícil conseguir e caro (para os padrões do país).

Com a quantidade de iranianos em Dubai, um evento desses em geral não passa despercebido. Então, se você ver um pessoal acendendo fogueiras por aí e fazendo festa, sim, grandes chances de serem iranianos!

Noruz mubarak!

Nenhum comentário: