20.3.08

Ônibus 8A e o taxista etíope

Quinta-feira, 21h, Jumeirah Beach Road. Após 15 minutos de espera, nenhum táxi no sentido Marina. Aparece então um ônibus: 8A - Gardens.

- 1,50 DH, sir.

Problema: na carteira, só notas de 100 DH.

- Do you have change?
- No, sorry...
- So... well, cobre 5 DH, sem problemas.
- Não senhor. Eu não posso.
- Por que não? Fique com o troco. Eu estou oferecendo...

Penso que o motorista se ofendeu, achou-me arrogante. Os passageiros me olham apertando os beiços: reprovação. Eis que então a filipina na primeira poltrona estica a mão com duas moedinhas e diz quase gritando para o motorista:

- Aqui está! Pague para ele!

Eu e o motorista com semblante de orifício anal. Eu não aceitei, o motorista não aceitou.

***

O ônibus se aproxima de Media City.

- Hi! Você já tem troco?
- Não.
- Qual é o último ponto em Media City?
- Este.
- Então...
- Passe o seu ticket para ele - e aponta o novo usuário que entra no ônibus e aponta a mão com moedinhas. Eu dou o papelzinho, o rapaz aceita. O motorista diz:

- Have a good night, sir!

Eu? Semblante anal, mas sorrindo:

- Thank you. Have a good night.

***

Estendo o braço na avenida, um taxista pára. Abro a porta e pergunta:

- Você pode me levar para JBR?

JBR (leia Djêi-Bí-Árrr) é a sigla para Jumeirah Beach Residence, um complexo de prédios de luxo de frente para o mar, na Marina. Os apartamentos são de luxo, mas os maliciosos dizem: "Cohab!". Só porque são torres de 40 andares, uma ao lado da outra (umas 20). Mas quem me dera morar em um desses apartamentos...

- Yes, sir. No problem.

Perguntei na verdade por educação ao taxista: embora muitos não gostem - e recusem expressamente passageiros requisitando viagens curtas - negar uma viagem é infração passível com multa de 200 DH. Este aceitou.

- Where are you from?
- Ethiopia...

É a primeira vez que vejo um taxista da Etiópia.

- A terra onde surgiu o café!

Agora ele ficou orgulhoso, desceu o vidro da porta e abriu um sorriso que ia até a esquina. Dentes brancos e grandes, afastados um do outro, para guardar bem a boca grande:

- Yes, sir!
- How many years in Dubai?
- Five years...
- Do you miss home?
- No problems, sir: I go back home every 2 years!

Está certo, está certo. Chegamos ao Djêi-Bí-Árr. A corrida ficou em 7 DH, pago 10 DH. Cortesia, pois aceitou o que é seu dever, corrida curta.

Os 3 DH equivalem a ida e volta de ônibus de Jumeira a Media City, um trajeto cinco vezes maior que Media City à JBR.

Nenhum comentário: