20.3.08

Feriado / Art Dubai

Comemora-se hoje o aniversário do Profeta Maomé (P.E.C.E./P.B.U.H.), e portanto, é feriado (comunicado oficialmente apenas há 2 dias) nos países de maioria sunita.

E se você está em Dubai e procura o que fazer, uma sugestão é o Art Dubai, exposição de artes que ocorre no Madinat Jumeirah até o dia 22 de março. Ingressos a 50 DH por dia ou a 100 DH para todos os dias.

Uma curiosidade é que o evento abriu ontem primeiro para mulheres, entre 13h e 17h, e só depois para homens. É assim nas cidades onde há mais de 4 homens para cada mulher. E sorte das mulheres quando há esses privilégios...

Para quem gosta de rock, funk e outras musiquinhas, como parte dos eventos ligados ao Art Dubai, uma banda de estudantes da American University toca esta noite a partir das 22h na casa 111 de Bastakia, bairro histórico de Dubai localizado atrás do Museu, em Bur Dubai.



Nota 1: Bastakia é bairro árabe? Na verdade, as casas com torres-de-vento são árabes mas de tecnologia persa: há inúmeras cidades iranianas - como Yazd - com belos exemplares de badgirs, como estas torres são conhecidas por lá. A existência dessas torres por aqui dá pistas sobre a dinâmica do fluxo de informações por esta região até o século passado.

Nota 2: o aposto P.E.C.E./P.B.U.H.:Paz Esteja Com Ele/Peace Be Upon Him é a maneira correta de referenciar o Profeta mais importante para os sunitas. Respeito é essencial, especialmente em tempos de cartuns e ursinhos de pelúcia: há notícias de funcionário despedido de empresa de nível internacional e de professor universitário ocidental deportado de um país da região; ambos expuseram comentários sobre estes dois eventos em blogs pessoais... Prudência, pessoal, prudência.

Nenhum comentário: