18.3.07

Sheik Luís responde

dorian deixou um novo comentário sobre a sua postagem "St Patrick's Day":

Olá Luis, eu e meu marido iremos passar 2 ou 3 dias em Dubai, será que você poderia nos dar algumas dicas desta cidade? Eu sou fotógrafa e penso em alugar um carro aí para conhecer bem, penso que não deve ser difícil se locomover aí já que é uma cidade tão moderna. Quem sabe não poderia nos dar dicas valiosas que só um Sheik brasileiro poderia?
Estou muito ansiosa por esta viagem, e fiquei muito feliz em encontrar seu blog, é muito legal, parabéns!
Ah, eu não jogo futebol!!! hehehe


Olá Dorian,

Fica tranqüila: mesmo sendo uma perneta em termos futebolísticos, garanto que você até vai conseguir encontrar o que fazer nestes 3 dias.

Vamos às dicas de Sheik:

Dubai, uma cidade moderna

Minha cara, Dubai é tão moderna, mas tão moderna que não é feita pra pedestre. Táxi é barato, mas não para andar mais de 100 km em um dia... você até polui menos alugando um carro, pois os táxis são todos Corollas 3.0, e um Mitsubishi Lancer (o carro mais barato para alugar) é 1.3. O aluguel sai por volta de 1700 dirhams/mês, deve sair uns 100 dirhams/dia. Enfim: eu ando aqui de bicicleta, ao menos enquanto o clima permite... mas já descobri que até isso é imoral e ilegal. Legal é andar por aí poluindo, envenenando o ar e aquecendo o planeta, oh, oh, oh...

Quanto à cidade moderna, fácil de se locomover, olha... há controvérsias. A cidade é bem sinalizada mas o trânsito é realmente um inferno, como em qualquer cidade moderna e bem planejada. Pra dizer a verdade, eu nunca havia visto tanto acidente cinematográfico de automóveis como aqui: todo dia se vê carros capotados, um carro que beijou o poste, alguém que virou carne-moída no asfalto... dá até a impressão que é normal.

Se eu fosse você, evitaria andar de carro em Deira e Bur Dubai, se não quiser sentir desejos homicidas. Mais fácil pegar um táxi ou andar a pé mesmo. Agora, para pegar a Sheikh Zayed e ir até o Mall of the Emirates, Ibn Battuta Mall, Burj Al Arab, etc, etc, etc, vá de carro. Dubai é tão moderna que ainda não tem metro. Tem um sistema de ônibus com ar condicionado, mas... enfim, não vou dizer nada.

Para tirar fotos

Vamos dividir isso em categorias:

Fotos "Disneylândia"

Castelos medievais (árabes) modernosos, réplicas bregas das maravilhas do globo, bonecos fantasiados de sei lá o que: não é Las Vegas, não é a Disneylândia, mas só falta o Mickey. Para tirar fotos nesse estilo visite os seguintes lugares:

- Al Madinah Jumeirah
- Parque aquático Wild Wadi (70 dirhams por cabeça)
- Mercato (imita a cidade de Veneza)
- Ibn Battuta Mall
- Mall of the Emirates e Ski Dubai (170 dirhams/cabeça)

Mas o máximo da cafonice não está pronto ainda: estão fazendo um negócio chamado Falcon City, que possui um réplica da Torre Eiffel... fala sério, né?!

Simplesmente um luxo

- Burj Al Arab (café-da-manhã por 250 dirhams/cabeça)
- Jumeirah Beach Hotel e 360 graus
- The Royal Mirage Hotel e o bar The New Rooftop (entrada gratuita)
- Buddha Bar (térreo) e 44 (terraço) no Grovesnor Hotel, na Marina
- Corrida de cavalos ou camelos em Nad-al-Sheeba (por volta 200 dirhams por cabeça).

Dubai real e bizarra

- Mercado de eletrônicos, tecidos e roupas em Bur Dubai
- Atravessar o creek (a laguna) de Bur Dubai para Deira em uma Abra (1 dirham!)
- Deira (cidade dos homens, não vá sozinha)
- Gold Souq (ainda em Deira)
- Burj Dubai em construção(agora com 110 andares)
- Fotografe pessoas em Bur Dubai e Deira. Essa é Dubai que não está nas revistas!

Panorâmicas

- Sei que há um esquema para passeio de helicóptero (coisa de 1000 dirhams/pessoa por meia-hora). Nesse passeio dá para tirar fotos de outras bizarrices desse lugar: Palm Jumeira, arquipélago The World, Palm Deira, Jebel Ali, ... se vocês se interessarem por esse passeio, avisem-me que eu de repente até vou junto!

- Safari pelo deserto: você fecha um grupo e vai em um jipe dar volta nas dunas do deserto. Por fim, para-se em um acampamento onde há jantar, passeio de camelos, dança-do-ventre... vale a pena. Depois eu te passo o contato de um guia gente boa que não explora. Sai por volta de 170 dirhams por cabeça!

Por fim, não deixe de fotografar os camelos. São animais simpáticos e muito fotogênicos!

É isso aí.

Abraço do Sheik.

3 comentários:

Dorian Mendes disse...

Primeiramente quero agradecê-lo por ter sido tão pronto em nos responder.
Desculpe a minha ignorância, mas continuo com algumas dúvidas.
Vou descrever nosso itinerário para você entender melhor:
Nós sairemos do Brasil e vamos para Nova York, ficamos 4 dias, aí vamos para Frankfurt, ficamos 9 dias, faremos um passeio entre Alemanha, Austria e Suíça, só então, com alguns Euros a menos embarcamos para Dubai onde chegamos 23.30hs, permaneceremos por 2 dias inteiros e partimos as 3 da madrugada do terceiro dia embarcamos para Pequim, de lá iremos a Xi’na, Guilin e Shangai, e depois de 13 dias de China vamos pra Holanda e só então voltamos ao Brasil, serão 34 dias ao todo.
A gente vai fazer essa viagem de uma forma econômica, sem miséria, claro, mas sem voltar falidos para casa.
Inclusive gostaria de dar uma dica aos seus internautas ( Nossa passagem de Frankfurt para Pequim, com stop em Dubai e volta a Frankfurt de Shangai pela EMIRATES AIRLINES custou a bagatela de 317 Euros cada um).
Gostamos sempre de viajar de forma independente, sem muitas regras, o que nos dá liberdade de entender melhor a cultura de cada local visitado.
Como a gente gosta de explorar ao máximo cada cidade e o tempo é curto, a gente economiza em hotel pois é o lugar onde a gente menos fica. Pesquisei na Internet e os hotéis daí parece que não tem site pra fazer reseva direto, talvez aquele de 7 estrelas tenha hehehe.
Daí tem o problema do visto, que tem que ser feito com o hotel, eles tem que me passar um formulário por email pra eu preencher, mandar de volta e acho que tenho que levar uma cópia com a gente para a migra no aeroporto, acho que é isso.
Você sabe de algum hotel na faixa de uns U$ 80 prá nos indicar que possamos fazer a reserva direto ou de alguma outra forma?
Quando pesquisei, o hotel nessa faixa que encontrei era localizado em Deira, meu marido logo gritou do meu lado, aí nããããooo, hahahaha, a cidade dos homens, essa foi boa!
Mudando de assunto, aquele passeio no deserto, cara, deve ser muito legal, a gente vai fazer sim, com certeza!
O passeio de helicóptero que você disse que poderia ir junto com a gente, deve ser magnífico, mas aí quebra a firminha do “brimo”, 1000 dirhams por pessoa! Sem chance! Fica pra próxima “encadernação”!!!
Quanto ao transporte decidimos poluir a cidade mesmo, de carro, pensamos em alugar uma Harley, até entrei em contato com a lujinha Harley daí, mas como nossos horários de chegada e saída são “fora de hora”, não rolou.
Quanto ao restante, vamos tentar fazer tudo, vai ser correria eu sei mas daí é que é legal!
Numa noite vamos ao deserto, na outra vamos descobrir aí, se tiver alguma sugestão estamos aceitando, teríamos imenso prazer em conhecê-lo pessoalmente. Meu marido também viu e adorou seu blog, aquela história do “milhão” achamos hilária. Cara você tem muita presença de espírito, rimos muito aqui.
Visite nossa página www.dorianealberto.multiply.com
Ahhhh, não esquece de me passar o endereço desse camelo aí, lindoooo!!!! Ele fala XIS mesmo ou você traduziu prá gente?

Um abraço.

Anônimo disse...

Ola sheik!! Adoro o seu blog! Bom, eu em inicios de abril vou trabalhar para o Dubai num hotel. o ordenado será 1500 dhs (pouquissimo) com alojamento, alimentaçao, voo, seguro de saúde e o visto é a empresa que tratou. Será que so para as minhas despesas esse valor chega?

Anônimo disse...

ola sheik eu tenho uma nota de 1000 dirhams e moro aki em são paulo gostaria de saber aonde eu troco essa nota meu email e msn é adriano_MO_@hotmail.com grato desde jA.