21.3.07

Taxista em Dubai?

Dirceu perguntou:

ola sheik luis , gostaria de sua ajuda, eu e minha esposa sempre sonhamos em morar nos emirados , nao especificamente em dubai ,pois em dubai tudo deve ser mais caro, talvez ajman ou outra cidade de custo de vida mais barato, minha esposa esta tentando ser comissaria da emirates, este mes estao fazendo selecao aqui no brasil, mas caso ela consiga uma das vagas ,e nos irmos morar ai, eu ainda nao sei em que trabalhar,pensei a principio em comprar um taxi para poder trabalhar, masnao sei se isto e permitido ai, um estrangeiro trabalhar como taxista, caso seja permitido, verifica para mim por favor,o que e necessario para que eu possa trabalhar de maneira legal, como funciona o sponsor ,eu posso pagar o sponsor e trabalhar, ,e eu tenho 3 filhos eles pagariam tambem, e quanto custa um taxi, com licenca, aqui no brasil chamamos esta licenca de autonomia, e com um salario de taxista da para viver razoavelmente ai,obrigado e um grande abraco , dirceu


Grande Dirceu,

Olha, taxista aqui é uma profissão ingrata: ao menos aqui em Dubai há 2 ou 3 companhias de táxi apenas, e os funcionários vêm todos de países com uma moeda desvalorizada em relação ao dirham - Iêmen, Sudão, Índia, Paquistão, Bangladesh ... - eles trabalham de 12h a 14h por dia por um salário de 1.300 dirhams/mês. É pouco - o aluguel de um quarto em Dubai custa entre 4 e 5 mil dirhams - mas eles literalmente tiram leite de pedra: economizam e mandam dinheiro para a família, alguns voltam depois de alguns anos e compram propriedades rurais em seu país, outros montam seu próprio negócio. É o sonho de todos eles.

As histórias dos taxistas estão entre as mais tristes de Dubai. Aqui há uma limitação de visto baseada na renda: é preciso comprovar uma renda familiar superior a 4.000 dirhams/mês para obter visto para os filhos. Outro dia conversei com um taxista egípcio que está há 14 anos aqui sozinho, e manda dinheiro mensalmente para sua família que está no Cairo. Volta apenas uma vez por ano e não acompanhou o crescimento dos filhos (o mais velho está com 18 anos). Orgulha-se de nunca ter traído a esposa neste período. Outra vez peguei um outro taxista que estava chorando: ele contou que mora com a esposa aqui e tinha acabado de conversar por telefone com o filho que mora com a avó em Bangladesh. Brigaram porque o filho não entende porque eles não voltam. Eram 23h, e ele estava no volante desde às 7h da manhã...

Humilde sugestão do sheik: aguarde sua esposa vir para cá, e depois veja com ela para conseguir o visto de visita e uma passagem com desconto para você lá pelo segundo mês. Faça as coisas com calma: não traga filhos antes de se estabelecer e saber exatamente onde eles irão estudar. Quando chegar aqui, distribua seu currículo por Dubai. Falando inglês, há muita oportunidade em todas as áreas. Ou ainda, tente também entrar para a Emirates ou outra companhia aérea, como Etihad, Jazeera e AirArabia. Há muitas outras vagas além das de Cabin Crew nestas empresas.

Se você arranjar um emprego em Dubai, realmente pode viver em Ajman, Sharjah ou Ras Al Khaiman, que são bem mais baratos. Ouvi dizer que o aluguel de um apartamento em Ajman sai por volta de uns 2.000 a 3.000 dirhams/mês (na verdade, tem que pagar em 2 ou 3 cheques o aluguel anual). O legal (ou não) destes outros emirados é que eles ainda levam uma vida mais tradicional, e você terá realmente um contato maior com a cultura local.

Cara, boa sorte e força!

Abraço do Sheik.

Nenhum comentário: