21.1.07

O casamento mais longo do Líbano

Ibrahim liga para seu irmão:

- E aí, tudo preparado?
- Sim, saio daqui amanhã à noite. E você?
- Eu saio daqui depois de amanhã.
- E a tia, você tem notícias da tia?
- Já foi com o tio. Já está quase todo mundo lá. Falei com o pai ontem...
- E sua conexão é onde?
- Londres.
- Ok, então a gente se vê lá em casa.

“Lá em casa”, disse ele. Família acostumada às distâncias, um em cada canto do mundo, mas que não perde os velhos costumes e os velhos códigos: casa é sempre a mesma casa lá em Beirute, com família reunida, pai, mãe, tios, tias, primos, primas e irmã. E irmã: como o tempo passou... ela, que era a caçula da família, disse o destino que seria a primeira a se casar. E toca a chamar toda a família. Não é pedido, é uma ordem. Que venham das Américas, da Síria, do Golfo ou da Europa, pois em casamento árabe, seja cristão ou muçulmano, não se faz cerimônia: preparam-se os quartos, estiram-se os tapetes, montam-se as tendas, ilumina-se a casa com centenas de luzes a dizer a todos que em festa se está.

Dois dias se passam. Ibrahim lê os telejornais e só aguarda o telefonema do irmão. Ele sabe que ele vai ligar:

- Cara... to aqui em Londres... o vôo foi cancelado.
- Tô sabendo... o meu também... mas vamos aguardar. Não há de ser nada, em 3 dias a gente estará lá. Você tem como procurar um hotel? Vamos ter paciência, não é a primeira vez que isso acontece. Arranja um hotel e fica tranqüilo...
- Já ligou em casa?
- Sim, sim, está todo mundo bem por lá, só falta a gente...

No dia seguinte, forças israelenses explodiram o aeroporto da capital, ninguém entra, ninguém sai. Eles ainda assim encaram a situação com naturalidade de um carioca que segue sua vida apesar da violência cotidiana:

- Vamos aguardar, dizia um ao outro... mas o tempo passou. Ao final da segunda semana, o irmão não teve alternativas a não ser voltar ao Brasil, e Ibrahim, de ficar onde estava.

Por força do destino, a família, tão acostumada às distâncias, permaneceu ali, unida, por 3 semanas, até que cada uma das visitas seguiu seu rumo, seguindo para aeroportos da Jordânia ou da Síria, exceto os 2 filhos, que perderam aquele que foi o casamento mais longo do Líbano.

Nenhum comentário: