2.12.07

Salários x custo-de-vida em Dubai

Sigo ainda respondendo às questões da Raquel.

Salário-base? Não há. Terra de rico? Tenho minhas dúvidas. Explico:

Custo de vida

Já começo "quebrando as perninhas do leitor", falando de aluguel. Aluguel em locais razoáveis para alguém de classe média custa entre 4.000 - 8.000 dirhams/mês para solteiros e entre 8.000 - 15.000 dirhams/mês para famílias. É muito caro, na maioria das vezes os locatários exigem pagamento em dois cheques anuais e os preços continuam subindo. Um absurdo.

Aluguel ou prestação de veículo, na faixa de 1.500 - 2.000 dirhams/mês. Sim, é difícil a vida sem carro aqui: ou você gasta uma fortuna em táxi ou você faz seu sexo anal passivo matinal em ônibus públicos. Você vai precisar de 3 meses para tirar sua habilitação e vai gastar pelo menos 2.000 dirhams para tal. Outra solução é comprar um carro usado com pagamento à vista (carros desvalorizam muito aqui). Sem carro, a vida aqui é um inferno, especialmente no verão. E olha que eu faço bastante coisa aqui de bicicleta!

Se o seu salário ou sua empresa não cobrem as despesas acima, você será um sub-cidadão em Dubai.

Faixas salariais

Segue um breve resumo das faixas salariais da cidade, veja onde você se encaixa:

1) a base: trabalhadores braçais e de baixa ou nenhuma qualificação. Pessoal da limpeza, segurança, construção civil. Salários de até 1.000 dirhams/mês e jornadas de 12h/dia, 7 dias por semana. A grande maioria, homens indianos, paquistaneses, nepaleses que vivem em condição semi-escrava vivendo em labour camps longe das áreas bonitas da cidade. Não aconselho a ninguém vir pra cá nestas condições;

2) classe-média baixa: aqui se incluem taxistas indianos, paquistaneses, iemenitas, egípcios, trabalhadores filipinos e alguns brasileiros que estão em bares, hotéis e restaurantes, indianos atendentes de call center. Salários mais benefícios variando de 1.000 - 4.000 dirhams. Levam uma vida mais feliz do que os da base da pirâmide, vivem em melhores acomodações pagas pela empresa, vão de micro-ônibus da empresa ao trabalho. E com sorte, têm um dia de folga na semana. Se você é do tipo aventureiro e quer ficar aqui por alguns meses, talvez eu te recomende vir nestas condições. Mas não espere guardar dinheiro!

3) classe-média média: aqui se encaixam a maior parte dos ocidentais, árabes e europeus com mais qualificação profissional. Muita gente trabalha com salários variáveis na área de vendas. As áreas em que há mais indianos qualificados possuem os salários mais baixos. Podemos dizer que esta é uma regra geral. Ganham salários + benefícios entre 5.000 - 20.000 dirhams. Atenção, amiguinho! Veja se o seu salário é suficiente para pagar o aluguel!;

4) classe-média "alta": aqueles com muitos anos de experiência, cargos de gerência, donos de pequenas empresas, etc. Salários mais benefícios entre 20.000 - 40.000 dirhams;

5) locais: ganham o dobro de um estrangeiro na mesma função e possuem uma série de benefícios do governo;

6) classe alta: diretores de empresas, empresários, máfia russa, celebridades;

7) familiares dos sheiks;

É isso. Tudo depende do que você procura como experiência de vida. Não vou citar como conseguir um emprego aqui, isso já foi dito em inúmeros posts anteriores. Dá uma olhadinha na sessão empregos e boa sorte!

Abraço de sheik,

Luís

11 comentários:

Marcia Ceres disse...

Sou designer de Jóias há mais de 5 anos aqui na Bahia. Já Ganhei Premios nacionais de design de jóias, porém na Bahia o mercado praticamente não existe.
Sei que tenho muito talento, fiz cursos de lapidação, ourivesaria e gemologia, sou formada em design de produtos.
Será que haveria àrea em Dubai?

Grata,
Márcia Ceres
Ps. Se puder mandar resposta para o meu email.

Unknown disse...

Oi, Sheik, estou chegando aí, vou pra Knowledge Village e morar na Jumeirah #3. Vc é o que há! Posso ser a 16ª concumbina? kkkkkkkk!

P.S: Vou ser classe média-média, que acha? Queria muito falar com vc por msn ou email, acho que as minhas dúvidas serão sanadas e terei um amigo brasuca legal, por favor! :)

Unknown disse...

Ola, voce sabe se é possivel utilizar a carteira de motorista internacional ou precisa tirar uma nova em Dubai ??

Anônimo disse...

Assalamu Alleikhum, Sheikh

uma agência dessas que levam brasileiros para trabalhar em hotéis em Dubai viu meu CV e ligou para mim, dizendo que o meu perfil era compatível com um cargo de gerência de um departamnto de hotel. Falo 5 idiomas (alemão, inglês, português, espanhol e estudo árabe há 6 meses). Estou no último ano do curso de comunicação social e tenho experiência, não só em todas as áreas de hotel, mas em negócios internacionais, pois trabalhei em duas multinacionais por um bom tempo. Com esse histórico também concordo que não sou o cara ideal para garçon, mas há algo que me incomoda e é o fato de eu querer batalhar um salário decente e não concordar em trabalhar por 2 ou 3 mil dirhams. Minha pergunta é a seguinte: você acha que meu perfil permite pedir um salário de uns 10 mil dirhams no mínimo? Não quero parecer arrogante nem metido, não me entenda mal, mas não estou disposto a sair do Brasil para viver feito um escravo por dois anos. Minha intenção é, inclusive a de terminar minha faculdade nos emirados ou em outro país árabe, depois de cumprir o contrato.

Valeu, Sheikh

Allah Maack

Anônimo disse...

Sheik,

grande Blog esse seu, viu! Muito legal mesmo. Divertido e cultural, ah se toda a web fosse assim. Mas, bom, vamos ao o que interessa, ou seja, minha pergunta, hehehe. Como é que os árabes dos EAU são na hora de negociar? Me refiro a tudo: aluguel, salário, preço de carro usado, bicicleta, camelo, areia e por aí vai. É verdade que tudo é negociável e que eles sempre começam vendendo acima do preço ou oferecendo menos do que vale? É considerado rude negociar?
Eu estou quase com um pé no deserto e queria saber se esse paradigma é verdadeiro ou se é só mais uma lenda.

Abraço,

Carlos

Carioca em Londres. disse...

olaaa sheik luis.///amei o seu blog mas ao mesmo tempo fiquei super decepcionada :(
moro em londres a 4 anos e decidi fazer selecao p a emirates e passei///so que ..estou preocupada com a grande diferenca pounds/drham.
nem mesmo sei qto e o salario total da cia ..tipo..falarm que e 3.700 base+ 50.50hr de voo/vc acha o dimdim legal p largar londres???
brigadao e bjins rabibi,rs.

Unknown disse...

Olá pessoal, vi que tem muitos brasileiros querendo informacoes, aí vai uma dica, participo de uma comunidade muito bacana, onde muitos brasileiros sao moradores de Dubai.
Participe e tire suas dúvidas.

No Orkut:

BRASILEIROS EM DUBAI_OFICIAL (aquela com a foto da bandeira dos 2 países,Brasil-Dubai)

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=40338867

de.tott disse...

Olá Sheik.
Sou brasileira e moro em Sao Paulo, meu marido trabalha na Mercedes Benz e vai tentar pedir transferência para Dubai. Tenho umas perguntas, será que vc poderia me ajudar? Lá vai..
Os salários são parecidos? Por exemplo, quem ganha 10 mil reais aqui, ganha 10 mil dirhams em Dubai?
As casas são caras para cobrar? Pagar aluguel é meio fora de cogitação, eu acho, é perder muito dinheiro, sendo que a gente tem casa própria aqui no Brasil.
Você disse que não dá para esperar guardar dinheiro, então, na realidade não vale muito a pena se for por isso? Só pela experiência, é claro.
Dubai é um local de fácil acesso a Europa? Eu gostaria muito de morar na Alemanha ou ir para lá de vez em quando. As tarifas áreas são caras? Tem outro jeito de ir para lá?

Um abraço, Obrigada!

Anônimo disse...

Ola sheik , trabalho no ramo de marcenaria (moveis sob medida ) á 22 anos e gostaria de saber a media salarial de um marceneiro em Dubai? abraço Jair

Anônimo disse...

Eu estou comprometida com um homem que mora em Dubai, ele trabalha em restaurante do Hotel e mora no Hotel, ele quer que eu me case com ele, ele é libanez? queria que eu fosse morar la com ele...mas eu temos as condic~~oes de vida..será que valera a pensa..eu tenho medo ..receio..o que voce acha?

daniele disse...

olá Shake Luis meu nome é Daniele e estou estudando Engenharia Civil no Brasil, gostaria muito de terminar meus estudos em Dubai!,
gostaria de ficar seis meses em Dubai para aprender mais sobre a cultura e o estilo de vida do país, e trabalhar estes seis meses,
de preferencia em minha área que é ENGENHARIA CIVIL! O que me sugere? O que devo fazer?! Desde já agadeço sua atenção.