15.12.07
Haj
E o sr. Hany (não confundir com Honey) tirou folga para realizar a peregrinação à Meca a Haj. A Haj, assim como o jejum durante o Ramadã, é um dos 5 pilares do Islamismo.
Interessante notar como estes aspectos religiosos afetam relações sociais e instituições. Na véspera de sua partida, muitos colegas de trabalho vieram cumprimentá-lo e parabenizá-lo: a Haj é um evento importante na vida de um muçulmano, um rito de passagem, como o casamento. Aqui, as empresas são obrigadas por lei a possuírem em seus estatutos a folga para o Haj para seus funcionários muçulmanos que ainda não a realizaram. Em geral, o funcionário muçulmano com mais de 1 ano de casa tem direito a até 21 dias de folga para tal fim, não emendáveis com as férias anuais (achou estranho? E você acha normal um país como o Brasil parar por um feriado religioso?).
Mas a Haj não é algo tão simples assim, colocar uma mochila e ir à Meca. Com a expansão do Islã pelo mundo, definiu-se algumas regras para impedir um colapso demográfico na Arábia Saudita:
- em Meca, só é permitida a entrada de muçulmanos;
- para realizar o Haj, é necessário realizar uma reserva com antecipação. Dizem que existe uma taxa a ser paga, de 4.000 dólares;
- implementação de cotas por países;
Sorte da Arábia Saudita, que recebe em seu território um turismo permanente. Por esta mesma razão, penso que dificilmente a Arábia Saudita se tornará um Estado laico algum dia.
Uma regra curiosa é que, caso o fiel não tenha recursos para realizá-la, Deus automaticamente o dispensa;
A peregrinação não é apenas uma visita turística à Meca, mas todo um ritual de vestimentas, orações e visitas aos locais considerados sagrados em uma determinada ordem. É sempre realizada nesta época do ano e o seu final é marcado por um feriado de 3 dias, o Eid Al Adha, que neste ano quase coincide com o feriado de Natal, caindo nesta semana, entre 18 e 20 de dezembro.
Curiosidade: é possível encontrar em Dubai algumas imagens do Sheik Zayed vestido apenas de um pano branco em torno do corpo. Ao que tudo indica, uma representação de sua Haj.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Instrutivo. Sabia que estaríamos chegando ai em Feriado...mas ainda não sabia do que se tratava.
Então, sei que Sheik não precisa de muito vindo da América Latina, mas se mamãe e papai de Sheik querem, ainda mandar algo para ele no Natal, é só mandar para Rio que levamos. Vamos estar "em um dos" Rotana Hotel em Dubai apartir do dia 20.
ok! boa matéria sobre o Haj
Postar um comentário