26.8.06

Táxi egípcio

Esse me f*deu a vida, mas tudo bem. Dubai Media City, Shata Tower, 10h da manhã. Eu de calça e camisa social, sapato. Preciso ir no RH, que fica Dubai Media City, prédio 14, 2º. Andar. Saio na rua, e quase não consigo respirar com esse calor de 40 graus e umidade de 90 %. A pele, o rosto, as costas, tudo queima. A turminha dos sabichões que acha que é igual ao calor do Rio de Janeiro, já aviso: não é. Aqui parece que o calor é uma entidade que ocupa lugar no espaço e te empurra para baixo. Primeiro táxi que apareceu, entrei.

- Please, take me to the building 14

- Sorry, I’m a new taxi driver. I don’t know the city

- No problems, let’s go anyway, I won’t find another taxi under this sun

Liguei pro Ghisi:

- Cara, onde é que fica esse prédio?
- É fácil: vire à direita, ande 2, depois vire à esquerda, depois à direita, depois à...

Pronto, já vi que tudo. Vamos lá, sr. Taxista-egípcio-que-não-conhece-Dubai, vamos conhecer a cidade. Repeti as indicações, e então ele me sai com esssa:

- Sorry, weak English. I’m new here.

Pronto, só me faltava essa: o cara não conhece a cidade e não fala inglês. Tentei o francês, nada: só árabe e weak English. Merda. Na falta de uma maneira comum de comunicação, apelemos para o meio mais primário de comunicação: dedo pra cá, dedo pra lá. Quando vi, estávamos no estacionamento da CNN e da Reuteurs. Caxamba, mas não é aqui. Peguei um mapa e agora foi a minha vez: confundi Internet City com Media City. Que merda, em ambos os condomínios tem o prédio de número 14 no mapa... mas aparentemente, na Internet City o prédio 14 ainda está em construção.

O egípcio desistiu e disse: por favor, você pode descer e pegar outro táxi. Aceitei.O preço era de 10 dhs. Mostrei uma nota de 100 dhs, negativo: sem troco. Desci do carro, fui até a banca e ao restaurante: sem troco. O taxista parou outros taxistas que também estavam sem troco. Meu amigo-taxista-egípcio-que-não-fala-inglês-e-que-não-conhece-Dubai, é você mesmo que vai me levar até lá. Voltamos pelo caminho, parei a 1 quadra do prédio e o rapaz do valet trocou meu dinheiro. Paguei 15 dhs por uma corrida de 5h e ainda andei 5 minutos num sol de 44 graus. Cheguei empapado no RH. Na volta, eu me revoltei e fui à pé. É muito perto, nunca mais pego táxi.

Nenhum comentário: