21.1.08

Visitando Israel

Ludi deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Falando com o sheik":

Caro Sheik Luis, espero que esteja tudo bem com vossa alteza!
Escrevo novamente para tirar uma dúvida sobre as histórias que escutamos aqui no ocidente sobre os países árabes. Ouvi dizer que no Kuwait uma pessoa que possua o carimbo de Israel no passaporte, independente de nacionalidade e crença, não consegue o visto de entrada no país e é barrado automaticamente. Gostaria de saber como isso funciona nos Emirados. Não sou judia, mas gostaria de passar por Israel, será que depois consigo entrar nos Emirados?

Abraços. Seu blog continua o melhor.

Ludi

Postado por Ludi no blog Dubai F. C. em Segunda-feira, 21 Janeiro, 2008

Olá Ludi,

As histórias que você ouviu estão corretas: com o carimbo da Palestina ocupada (como Israel é referido em mapas, diversas publicações e até em comunicados oficiais na maioria dos países do Golfo), você não vai conseguir entrar em muitos países por aqui. Nos Emirados Árabes não é diferente.

Guerras terminam (terminam?), ressentimentos ficam. Na Argentina, vê-se uma placa com a inscrição "Las Islas Malvinas son argentinas!" em cada posto fronteiriço; na Armênia, o Monte Ararat, hoje devidamente guardado do outro lado da fronteira, é um símbolo oficial; norte-americanos (tá bom, estadunidenses para os pelegos) insistem e fazer filmes sobre o Vietnã; comedores de pão-de-queijo se orgulham de seu "Libertas quae sera tamem"; na província canadense (canadiana, para o deleite luso) do Quebec, a frase Je me souviens (eu me lembro) enfeita placas de automóveis, deixando ufanistas de plantão com lágrimas nos olhos. Snif, snif.

Enxuguemos nossos olhos e narizes com lencinho Kleenex (a espessa massa verde já começa a escorrer nas narinas infantis) e voltemos a sua questão. Isso não quer dizer que você não possa visitar este país: basta pedir para as autoridades israelenses o visto e os carimbos de entrada e saída em um papel separado de seu passaporte.

Essa prática é também muito utilizada por quem vai cortar cana em Cuba nas férias e deseja fazer compras em Miami na volta.

Caso você já tenha visitado Israel e o seu passaporte já esteja carimbado, não há outra solução a não ser renovar o passaporte. Há notícias aqui e ali de que nas alfândegas a polícia faz vista grossa, mas é um risco muito alto considerando o preço de uma viagem ao Oriente Médio, não?

Bitocas muáqui-muáqui do Sheik.

2 comentários:

Anônimo disse...

comedores de pão-de-queijo se orgulham de seu "Libertas quae sera tamem"

sou mineiro e gostaria de explicações sobre isso. devo encarar como uma ofensa?

Gnomo disse...

E na Espanha o hino não tem letra, a bandeira é considerada fascista e a igreja com a guarda civil são grandes monstros desde a guerra civil espanhola.