22.1.08

Barganhar or not barganhar

Carlos deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Salários x custo-de-vida em Dubai":

Sheik,

grande Blog esse seu, viu! Muito legal mesmo. Divertido e cultural, ah se toda a web fosse assim. Mas, bom, vamos ao o que interessa, ou seja, minha pergunta, hehehe. Como é que os árabes dos EAU são na hora de negociar? Me refiro a tudo: aluguel, salário, preço de carro usado, bicicleta, camelo, areia e por aí vai. É verdade que tudo é negociável e que eles sempre começam vendendo acima do preço ou oferecendo menos do que vale? É considerado rude negociar?
Eu estou quase com um pé no deserto e queria saber se esse paradigma é verdadeiro ou se é só mais uma lenda.

Abraço,

Carlos


Postado por Carlos no blog Dubai F. C. em Sexta-feira, 18 Janeiro, 2008

Grande Carlos,

Depende. Eles sempre põem o preço lá em cima, mas há setores em que você terá maior ou menor flexibilidade para negociar.

Obviamente, em supermercados e shopping centers, o preço geralmente é fixo. Nos souqs (mercados), em comércio de carros, itens usados e aluguéis, há sim margem para negociação.

Não espere muita coisa ao negociar aluguéis. Essa é a experiência mais desagradável de Dubai: o preço começa (bem) lá em cima e fica por lá mesmo. Agradeça se o pilantra do dono da casa ou da imobiliária não cancelar o negócio depois de já ter fechado verbalmente com você. Ética nos negócios é algo que simplesmente não existe nestes setores.

Boa sorte!

Abraço de Sheik.

Nenhum comentário: