15.2.08

Belly dancers em Dubai

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Recomendações para mulheres":

Prezado sheik:

Estou muito preocupado pois uma de minhas filhas é dançarina (dança do ventre)e se inscreveu num site que contrata belly dancers brasileiras para trabalhar nos Emirados Árabes, ganhando 2600 dólares. Ela está cheia de sonhos, "investindo" quase tudo que ganha em seu trabalho para cumprir as exigências deles.
Por favor, como é a vida aí para essas meninas? É seguro?.
Agradeço tudo o que puder me dizer.
Parabéns pelo BLOG!
Abraços.


Postado por Anônimo no blog Dubai F. C. em Sexta-feira, 15 Fevereiro, 2008

Olá Anônimo,

É sempre um prazer recebê-lo por aqui. Quanto a sua filha, vamos por etapas:

1) Como é a vida das dançarinas de dança-do-ventre aqui?

Olha só, há mais brasileiras dançarinas-do-ventre por aqui. O mercado de trabalho nesta área é profissional e funciona mais ou menos assim: em geral, as garotas fecham um contrato com um hotel ou resort por um perído de 3 a 6 meses, e recebem passagem aérea e acomodação. Há garotas que fecham contrato para dançar nos acampamentos turísticos do deserto.

Como assim acampamento no deserto? Funciona assim: há diversas operadoras de passeios de 4x4 pelo deserto. Praticamente todos eles terminam nestes acampamentos turísticos, na verdade uma construção semelhante a uma fazenda de criação de camelos onde o turista pode realizar passeios de camelo, andar de quadriciclo, escorregar nas dunas, tomar café ou chá árabe, comer tâmaras, fumar xixa, tirar fotos com roupas típicas... tudo isso termina com um portentoso jantar animado por apresentações de dança-do-ventre.

Ufa. Espero que tenha entendido. Vamos ao próximo tópico.

2) O salário é bom? Se o caso acima é o de sua filha - passagem aérea e acomodação inclusas - estamos falando de um salário de 10 mil dirhams limpinhos e dobradinhos no bolso de sua filha dançarina. É um bom salário, levando em conta que a maior despesa para o residente em Dubai é o aluguel.

3) É seguro? Caro Anônimo, é como eu já disse no post anterior: se a sua filha seguir as recomendações que ali deixei, ela evitará os problemas mais sérios. Se ela já trabalha no Brasil como dançarina-do-ventre, certamente já está habituada a lidar com o assédio masculino e tirará de letra. Dubai é a cidade mais aberta do mundo árabe, mas ainda tem muito homem que não sabe respeitar mulher... enfim, a maldade está nos corações, e não na cidade em si.

Ah, e sua filha chegar sozinha, outra dica de ouro é: tentar se embrenhar na comunidade de brasileiros aqui. Conhecer um grupo que fala a sua língua ajuda bastante na adaptação, principalmente no início, quando o encanto inicial cai por terra (e olha que cai rapidinho).

Dubai - como muitos outros lugares - é como um maracujá: é preciso saber degustá-la. Os afoitos (todos nós) mordem a fruta; ficam com um gosto azedo amarrado na boca e falam pra todo mundo que é a pior fruta que já comeram. Mas quem lê a receita em um dia de sol e brisa fresca, abre a fruta, raspa a poupa com uma colher, mistura leite condensado e aguardente, gelo, bate o pilão, hmmm... apologias politicamente incorretas à parte, esse sujeito terá uma impressão completamente distinta da fruta.

É isso aí,

Beijos azedos do Sheik,
sabor maracujá.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sheik Luís, qts idiomas uma pessoa precisa falar p/ não "sofrer tanto" em Dubai... estava pensando em trabalhar ou montar alguma coisa... sou bailarina de Dança do Ventre, em media qt uma bailarina ganha p/ apresentação em Dubai?!... agradeço desde já sua atenção.


Grato.

Anônimo disse...

Ola Sheikh Luis, somos uma empresa de turismo em Dubai, ajuda me contacto preciso de belly dancer para meu desert safari e guias que felem portugues e ingles para apoiar o turista brasileiro. contact com Suresh email:suresh@rikks.net pode ver nosso website:www.northtours.net

Flor Dias disse...

Boa Noite,

Chamo-m Flor Dias , estou em portugal, licenciada em desporto e bailarina de ritmos brasileiros, africanos, house, salsa cubano e um merengo. Gostaria muito de ir trabalhar na arae da dança no dubai. como é que faço para conseguir ter imformaçoes, onde me inscrever? ajuda-me por favor. AGUARDAREI POR UMA RESPOSTA