13.9.07

Minha querida aula de árabe

Leo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Cadê o cocô?":


heheheh, muito bom o clip, premio top tosco

mas o que significa Al Bosta?


Meu caro Leo, o que significa "Al Bosta"? Infelizmente não posso lhe responder. Mas posso te ensinar outras coisas MUITO mais interessantes! Vamos lá:

Aradjá (Aragá, no Egito) - por favor
Ialla! - Vamos!
Chebab - rapazes

Tizak - bunda
Hamra - vermelho

Djamal (Gamal, no Egito) - camelo
Nákol - comer
Akharí - defecar
Khará - merda

Katir/Ktir - muito
Barsha - muito (no dialeto tunisiano, sempre ao final das frases)
Jebel - montanha

De posso destas palavrinhas, agora é só fazer combinações bonitinhas, como estas aqui, ó:

- Tizak Hamra! (Bunda vermelha! Algo tão ofensivo quanto xingar de Ibn Sharmuta. Uma alusão aos macacos de bumbum vermelho)

- Ialla Chebab! Ialla akharííí! (Vamos, rapazes! Vamos defecar!)

- Aradjá, nákol khará. (Por favor, coma merda)

- Aradjá, nákol djamal khará. (Por favor, coma merda de camelo)

- Aradjá, nákol ktir djamal khará (Por favor, coma muita merda de camelo)

- Aradjá, nákol djamal khará barsha (idem, só que um tunisiano falando)

E por fim, algo glorioso, quase épico:

- Aradjá, nákol jebel djamal khará, tizak hamra! (Por favor, coma uma montanha de merda de camelo, seu bunda vermelha!)

Obs: tem muitas perguntas aqui nos comentários, vou tentar respondê-las na medida do possível.

6 comentários:

Anand disse...

Esse é o Luizão que eu conheci na faculdade... :)

Anônimo disse...

Adorei esse post

Anônimo disse...

Fantástico. Dobrou os meus conhecimentos de árabe.

Gnomo disse...

Ialla hamra chebab! Ialla nákol tizak djamal!

Dudu disse...

Nada como estar com vc e os meninos no Double Decker ouvindo a cada 2 minutos "Yalla chebab, yalla akhariii".
Eu, filha de libaneses com namorado libanês estou aprendendo árabe com vc!!
Masalama

Leo disse...

heheheh, pesquisei um tempo atras, não lembro direito o que era, cultura inutil, mas acho q bosta é dança, tem um filme libanes chamado Bosta e o poster é fantastico (http://www.imdb.com/gallery/ss/0497335/Ss/0497335/iid_1211354.jpg?path=gallery&path_key=0497335), e um cara que vende remedios na jordania (http://www.eyad.al-bosta.com/), tem bosta por todo lado, heheheh