13.9.07

Minha querida aula de árabe

Leo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Cadê o cocô?":


heheheh, muito bom o clip, premio top tosco

mas o que significa Al Bosta?


Meu caro Leo, o que significa "Al Bosta"? Infelizmente não posso lhe responder. Mas posso te ensinar outras coisas MUITO mais interessantes! Vamos lá:

Aradjá (Aragá, no Egito) - por favor
Ialla! - Vamos!
Chebab - rapazes

Tizak - bunda
Hamra - vermelho

Djamal (Gamal, no Egito) - camelo
Nákol - comer
Akharí - defecar
Khará - merda

Katir/Ktir - muito
Barsha - muito (no dialeto tunisiano, sempre ao final das frases)
Jebel - montanha

De posso destas palavrinhas, agora é só fazer combinações bonitinhas, como estas aqui, ó:

- Tizak Hamra! (Bunda vermelha! Algo tão ofensivo quanto xingar de Ibn Sharmuta. Uma alusão aos macacos de bumbum vermelho)

- Ialla Chebab! Ialla akharííí! (Vamos, rapazes! Vamos defecar!)

- Aradjá, nákol khará. (Por favor, coma merda)

- Aradjá, nákol djamal khará. (Por favor, coma merda de camelo)

- Aradjá, nákol ktir djamal khará (Por favor, coma muita merda de camelo)

- Aradjá, nákol djamal khará barsha (idem, só que um tunisiano falando)

E por fim, algo glorioso, quase épico:

- Aradjá, nákol jebel djamal khará, tizak hamra! (Por favor, coma uma montanha de merda de camelo, seu bunda vermelha!)

Obs: tem muitas perguntas aqui nos comentários, vou tentar respondê-las na medida do possível.

6 comentários:

Daniel Araujo (Anand) disse...

Esse é o Luizão que eu conheci na faculdade... :)

João pedro disse...

Adorei esse post

Eduardo disse...

Fantástico. Dobrou os meus conhecimentos de árabe.

Gnomo disse...

Ialla hamra chebab! Ialla nákol tizak djamal!

La Dubaiana disse...

Nada como estar com vc e os meninos no Double Decker ouvindo a cada 2 minutos "Yalla chebab, yalla akhariii".
Eu, filha de libaneses com namorado libanês estou aprendendo árabe com vc!!
Masalama

Leo disse...

heheheh, pesquisei um tempo atras, não lembro direito o que era, cultura inutil, mas acho q bosta é dança, tem um filme libanes chamado Bosta e o poster é fantastico (http://www.imdb.com/gallery/ss/0497335/Ss/0497335/iid_1211354.jpg?path=gallery&path_key=0497335), e um cara que vende remedios na jordania (http://www.eyad.al-bosta.com/), tem bosta por todo lado, heheheh