23.9.07

É curioso também...

... notar que até futebol australiano tem espaço na TV a cabo local, e nem sequer uma menção a qualquer campeonato de futebol regional no Brasil ou Argentina, por exemplo.

Ingleses, franceses, italianos e espanhóis vendem bem seu peixe por aqui: na TV, as partidas destes campeonatos são anunciadas como jogos de Copa do Mundo. E eu aqui me pergunto quantas pessoas no mundo conhecem as regras do tal futebol australiano...

Eu vou nos shopping centers aqui: encontro camisas do Liverpool, Chelsea, Barcelona, Real Madrid, Manchester United. Encontro uniformes de rugby da África do Sul, Nova Zelândia. E cadê a camisa do Corinthians? Encontro à venda camisa do XV de France... mas cadê a camisa do XV de Piracaba? Onde está a camisa do time que revelou Zico, com a maior torcida do Brasil? Mas vamos dar um desconto: camisetas dos times locais, só em Al Karama...

Talvez não exista uma resposta única para o jeito certo de vender o futebol brasileiro fora do país (não que isso seja importante para a nação brasileira) mas acredito que seja viável e todos os times teriam a lucrar com uma fonte a mais de renda, sem necessidade de criação de mais uma loteria no Cassino Federal. Todo mundo conhece a seleção brasileira, mas poucos conhecem grandes times como São Paulo, Flamengo, Internacional de Limeira. Há espaço para vendê-los sim, mas talvez fosse louvável mais transparência e profissionalismo na administração de times e campeonatos, seja na definição de regras, patrocínios, concessão de direitos de transmissão. Imagine como explicar para um estrangeiro que a regra do campeonato mudou por conta de um tal Eurico que virou a mesa?

Seria talvez engrandecedor ir além do favorecimento dos grandes times das capitais para permitir que os times menores do interior cresçam também. Afinal, que graça tem um campeonato de 13 times? O campeonato fica tão desinteressante quanto um campeonato carioca (Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco...).

Enfim, cansei (e aí no Brasil, ainda está na moda dizer que cansou?). Cansei de futebol, de rugbi, de ficar acordado. Aqui já passa de 1 am, e amanhã é domingo, dia de róquenrôu.

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal. Você mencionou Internacional de Limeira. Agora sim o mundo inteiro já conhece o primeiro Campeão Paulista de futebol com sede no interior paulista. Isso foi em 1986. Salve a Inter.

Anônimo disse...

Boa Luisão!

Agora a Inter de Limeira ficou realmente internacional...

[]s
Cláudio Maesi

Leo disse...

Sim ainda ta na moda dizer cansei, mas só dizer mesmo, fazer algo mostrando ou algo pró-ativo mostrando que cansou ainda é coisa fora de moda, "coisa de gente estressada que não sabe leva a vida na boa".

O Dualib, ex-presidente do Corintians, foi pego num grampo telefonico combinando o que ele e o parceiro diriam num depoimento pra policial federal sobre a ligação deles com um testa de ferro Russo que atraves da MSI injetou dinheiro sujo no Corintians e pagou jogadores em contas na Suiça. Na hora que mostraram a gravação pra ele; resposta: "Se eu disse isso eu não me lembro." Na caruda com cara de sonso.

Na gravação ele conversa com o comparsa lembrando que o Russo disse pra não dizer que eles se conhecem.

Ele pediu renuncia mas ir preso por sonegação ele ainda não foi. A impunidade é muito bem aceita ainda. O Brasileiro é um povo muito acolhedor e tolerante. Isso nos faz pouco exigente. A gente perdoa facilmente. Precisamos rever nossas posturas. É ruim ser exigente? O corrupto gosta de quem perdoa facilmente e da segundas chances. . .

pronto sem querer escrevi uma entrada inteira pro seu blog :)

abraço, continue escrevendo q vc manda bem