24.2.07

O custo de vida...



... em Dubai subiu quase 30% em um ano. Bonito, né? Inflação de 30% ao ano!

Tudo graças à especulação imobiliária, e a essa loucura mundial de todo mundo querer vir passar calor em Dubai, que faz o aluguel de uma casa de 2 quartos no Arabian Ranches, por exemplo, sair de 100 mil dirhams/ano (aproximadamente 60 mil reais)no ano passado para mais de 140 mil agora.

O Shaikh de Dubai baixou uma lei proibindo aumentos de aluguel superiores a 7%, e proibiu ainda aumento de aluguel nos casos em que este já foi aumentado no ano passado. Isso não impede que novos contratos sejam fechados com preços lá nas alturas... desta maneira, muitos donos de imóveis já estão mandando cartinhas aos seus inquilinos pedindo a saída do imóvel ao final do contrato de 1 ano para conseguirem alugar por 40% mais.

As autoridades locais (há muitas autoridades aqui) já disseram que não vão tolerar esses casos, mas para quem quiser denunciar o landlord, prepare-se para uma grande dor-de-cabeça: contratar advogado que fale árabe, perder tempo e dinheiro com audiências e por aí vai... tem que gostar muito de Dubai mesmo.

Por outro lado, há um movimento no mercado indicando que podemos estar no ponto mais alto dos preços: no Greens, a construtora, que é proprietária de boa parte dos imóveis, já está pressionando os inquilinos avisando que vai colocar os apartamentos à venda. E a previsão é de que para o ano que vem, 45 mil apartamentos fiquem prontos na cidade, com uma previsão de chegada de 15 mil famílias até lá... é esperar pra ver.

Nenhum comentário: