3.10.07

Venezuela

Era apenas uma carona. Eu disse, não tem problema, digo, uma carona. Já recebi muita carona enquanto não auto-locomotor. E sei o quão difícil o é, principalmente quando dinheiro é, também, um problema. Além da locomoção.

Uma carona à amiga de um amigo, fidalgo da corte. Ela diz: "é até Satwa". Tudo bem. Ela diz: "estou na casa de minha amiga romena, que namora um francês. Ele ganha 50 mil por mês". Eu digo tudo bem.

Estou no carro. Eu digo que a bolsa machucou. "Machucou?" E ri: "Sabes o que es 'machucar' en Venezuela?". E ri mais uma vez. Trânsito pesado. Ela agradece: veio a Dubai com trezentos dólares no bolso, não dá pra pagar táxi à toa.

À toa. Chegamos à casa da amiga. Celular não atende? Não. Não tem ninguém. "Onde vocês estão indo?" Não fidalgo, não diz, não diz que vamos jantar. O jantar era pra ser "coisa d'homem'. Tarde demais. "Tudo bem, vamos jantar", disse ela. Tentei insistir "procure sua amiga", a amiga insistiu em não atender.

Jantar. Restaurante nem simples, nem barato. Eu peço, você pede, ela pede. E bebe. E pede sobremesa. E repete: 300 dólares no bolso. "Estaba en Miami, salí por causa de visto. Miami es muy guay...". Ela chama a amiga. "Tengo una hermana en Miami y otra in Caracas, que trabaja para el Xávez". Amiga bonita que chega e não come e não bebe. Só assiste com cara de espanto o fidalgo da corte puxar o celular e mostrar a conta:

- São 60 dirhams.
- O que?
- Para ser exato, 60,3 dirhams. Dividido por 3.
- Ah... tá. Posso pagar com dólares?
- Deixa que eu pago a parte dela - disse a amiga.
- Tudo bem, deixa que eu pago. Na próxima, você me convida. - disse o fidalgo.

Fidalgo no outro carro, eu com a moça que agora desanca o fidalgo: "Que absurdo, seu amigo! Deve ser porque é europeu. Os latinos sempre pagam a conta! Minha amiga ficou indignada!"

Os latinos sempre pagam a conta. Será? Mesmo para uma desconhecida? Mesmo quando o homem não tem nenhuma intenção sexual ou afetiva? Mas vamos lá, vamos a um café. Café chique na Jumeira Beach Road. O fidalgo vai ao banheiro, as duas saltam sobre mim e perguntam: "Qual é o seu salário?" Pergunta que não se faz, quando esta é a primeira pergunta. Mas tudo bem somos latinos. Latinos mentem para as mulheres. Latinas acreditam em mentiras: "É um bom salário... e seu amigo". O caso dele é diferente, ganha em euros... "ah bom...".

Está tarde. Vamos a algum lugar? Não. Elas sim, vão ao Mina Al Salam, um dos locais mais caros da cidade. Segundo ela, lá é bom "porque tem um público seleto". Já ouvi esse papo em outro continente. Lugar seleto para garotas seletas... com 300 dólares no bolso.

Paguei a conta. Não devia. Não merecia. Mas somos latinos, então tudo bem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Resumindo: "Seu trouuuuuuxa".

Gnomo disse...

Hahaha. Reafirmo o "troooouxa".