4.7.07

Temperatura real, umidade e sensação térmica

2h da manhã. Acabo de sair de casa para ir até a loja de conveniência do bairro a 500m daqui. Déjà vu: calor envolvente, que vai esquentando o braço. A camiseta esquenta também e quando encosta na pele, começa a queimar levemente. Ar quente, difícil de respirar. Sensação de sauna úmida.

Chegando em casa de novo, vim à internet:

Temperatura: 34 graus
Umidade: 60%
Sensação térmica: 42 graus

Interessante este índice, sensação térmica: é exatamente esta a sensação que tive. Para entender melhor a relação entre temperatura real, umidade, sensação térmica e suas conseqüências, dê uma olhada neste link aqui.

++++
2 am. I've just left to buy water in the neighbourhood 500m from here. Déjà vu: involving heat, warming the arms. The T-shirt also warms up and when it touches the skin, start burning a little. Warm air, difficult to breath. Sensation of being in a steaming room.

Back home, I came to internet:

Temperature: 34 celsius
Humidity: 60%
Heat index: 42%

Interesting this heat index: it is exactly how I felt. To understand better the relationships among actual temperature, humidity, heat index and its consequences, take a look at this link.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá, Sheik Luis! Como vai?

Trabalho em um importante veículo de comunicação na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e iremos produzir uma série de reportagens em Dubai nas próximas semanas. Em nossa pesquisa sobre essa cidade dos Emirados Árabes Unidos, descobrimos o seu blog. Uma das pautas da equipe é entrevistar brasileiros que vivem em Dubai, e para nossa surpresa, você é um deles. Por isso, gostaríamos de entrevistá-lo. Para que contasse ao telespectador um pouco sobre a sua experiência de vida no Oriente e também da época em que viveu em Campinas, onde se graduou. Como podemos contactá-lo? Há um telefone? Um e-mail? Estamos no aguardo de sua resposta. Obrigado. Roberto Rodrigues.

Luís disse...

Olá Roberto,

Dê uma olhadinha neste post aqui.

Manda pra mim um e-mail que a gente conversa com calma.

Unknown disse...

oLA... MORO ATUALMENTE NA Inglaterra e estamos de viagem marcada para Dubai, dessa forma gostaria de lhe perguntar sobre o clima de la? Li sua reportagem e o que vc? Realmente eh muito quente nos meses de julho e agosto?

Anônimo disse...

Ola Pessoal!
Somos um grupo de brasileiros e moramos em Dubai.
Temos uma comunidade no Orkut.

Participe!

BRASILEIROS EM DUBAI_OFICIAL (aquela com a foto da bandeira dos 2 países,Brasil-Dubai)

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=40338867

Dani disse...

Ola Pessoal!
Somos um grupo de brasileiros e moramos em Dubai.
Temos uma comunidade no Orkut.

Participe!

BRASILEIROS EM DUBAI_OFICIAL (aquela com a foto da bandeira dos 2 países,Brasil-Dubai)

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=40338867