24.9.08

Ultimato para as "shared villas" em Dubai

Iterrompo aqui a série "As prostitutas chinesas" porque eu quero a sua opinião, caro leitor: o que você acha deste ultimato de um mês dado pelo governo de Dubai aos moradores de colocação em Dubai (as "shared villas") para saírem de suas residências ?

Apenas algumas informações:

- o aluguel de um quarto com banheiro em Dubai em uma "shared villa" custa entre 4.000 e 8.000 dirhams por mês. Como ilegal, tudo é feito sem contrato. Mais caro que alugar um apartamento em Paris, com contrato no seu nome, e tudo mais;

- alternativas para quem mora uma "shared villa" em Dubai:

- alugar um estúdio em International Village a um preço equivalente (a 15 km da cidade no meio do deserto e mal-provida de transporte público);

- alugar um estúdio em empreendimentos de luxo como Marina, Al Barsha... detalhe: um estúdio na Marina não sai por menos de 10 mil dirhams por mês. E tem que pagar o aluguel anual com um ou dois cheques de uma só vez. Quem é que agüenta?

- ah sim! Há outras opções, como morar em Sharjah, onde o consumo de álcool dá cadeia, ou ainda em Ajman. E passar 5h do dia atravancado em congestionamentos;

É no mínimo curiosa esta "cruzada contra os solteiros" neste exato momento de crise no setor imobiliário internacional, em que especialistas no setor apontam para um aumento na oferta de imóveis vagos em Dubai e quem sabe, uma correção nos preços dos apartamentos (ou você realmente acha que há motivo para um apartamento em Dubai custar tão caro quanto em Paris?).

Fica um cheiro de deslealdade no ar: o governo querendo resolver os problemas de seus amiguinhos especuladores com o dinheiro e destino de quem ajuda a tornar Dubai o que é.

E cá entre nós, imagine esta situação: você ganha um salário de, digamos, 15 mil dirhams/mês. Você paga o seu aluguel de 5.000 dirhams mensalmente para morar em um quarto em frente ao mar. Você acha que valeria a pena continuar em Dubai sendo forçado em um mês a trocar o seu quartinho perto do mar e no centro da cidade por um estúdio cafofo no meio do deserto, tendo ainda que pagar um ano adiantado em dois cheques? O ainda melhor: comprometer-se com um aluguel de 10 mil dirhams/mês na Marina, que consome mais de 50% de seu salário, e para tal, terá que fazer um financiamento no banco para o adiantamento. Você acha que valeria a pena ficar em Dubai?

Pois é exatamente essa a realidade da maioria das pessoas que vivem em casas compartilhadas em Dubai. E se essa gente pesar bem as coisas, vai ver que não vale mais a pena ficar na cidade, que o sonho ou nunca existiu, ou já acabou faz tempo.

Arrumar as malas e ir embora é o maior trunfo na mão de um expatriado em Dubai. Porque sem ele, solteiro ou não, Dubai não é nada.

5 comentários:

JuXavier disse...

Mas me conte uma coisa, eh simplesmente impossivel nao gastar tanto em aluguel??? E vc eh obrigado a depositar o aluguel anual?? Assim eh impossivel ir para os encantos de Dubai. que alternativa temos se conseguimos um emprego em Dubai para nao pagar alugueis tao caros??

Anônimo disse...

Luís,
muito boa e interessante sua maneira de mostrar a realidade nua e crua de Dubai. Vivemos de sonhos que nos vendem, esperamos alcançá-los para sermos feliz, mas como, em geral, os grandes sonhos são inatingíveis, pois são fabricados, vivemos na completa infelicidade!!!
Parabéns!
Sou admiradora de seus textos, desde Portugal (sou amiga da Lara).

beijocas,

Márcia

WebMaster disse...

Ex-Sheik,

rapaz que dureza esse ultimato, hein!
Mas é a realidade capitalista, quer dizer, ningúem ia acreditar que Dubai é o que é e que chegou onde chegou, pagando altos salários e facilitando a vida para os que não têm recursos. O que se prevê é que cada vez mais miseráveis irão para Dubai trabalhar por quase nada, dadas as condições de seus países de origem, fazendo deste lugar o maior local de desigualdade social do mundo.

Klaus

Anônimo disse...

Sheik,

tenho uma pergunta da maior seriedade e espero que você posa me ajudar.
Estou me recuperando de uma dependência de cocaína e tive uma oferta de trabalho em Dubai (em um Hotel - Head Waiter). Como são as coisas em termos de drogas em Dubai? O risco de envolvimento com drogas é alto? Com Álcool eu já sei que terei de me segurar (da mesma forma que faço por aqui) mas me preocupo com as outras substâncias. Não estou fazendo piada, entenda por que não assino este post. Por favor me dê uma luz.
Obrigado

ferremare disse...

Gostaría de mais informações para trabalhar na area hospitalar sou formado em radiologia medica e faço tomografia em rx em geral ,tenho grande interesse de trabalhar em dubai

ferremare@gmail.com