22.4.08

Sukuk

Sukuk - títulos (bonds) islâmicos. A grosso modo, títulos de renda (quase) fixa que respeitam (contornam?) os princípios de investimento determinados pela Sharia (lei islâmica), que proíbe a cobrança de juros. São tipicamente lastreados em produtos/riquezas físicas (ações de empresas, imóveis) que pagam dividendos ou aluguel aos detentores destes títulos.

Juros não pode e aluguel pode? No fundo, pode ser apenas uma questão de interpretação: juro não é justamente o aluguel cobrado por um dinheiro emprestado? E o aluguel de um imóvel não é o juro cobrado pelo uso de uma riqueza imobilizada? Isso tudo me confunde (às vezes, até os sheiks se confundem). Mas assim é que determina a Shariah: o aluguel de dinheiro (riqueza pura, líquida) é proibido. O aluguel de coisas tangíveis (riqueza imobilizada, coisas que se compra com dinheiro), é permitido.

Basta um passeio pelas páginas de economia dos jornais do Golfo para encontrar este termo aos montes, seja nas propagandas, seja nas próprias notícias.

Leia mais:

Sukuk no Emirates Business 24-7
Sukuk no Gulf News

Sukuk no Wikipedia

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, eu acho que não faz muito sentido. Tenho certeza de que a intenção de Maomé, quando criou essa lei, digo, esse preceito divino, era boa. Só talvez não reflita muito a realidade de hoje.

Que nem quando Maomé disse que, no século 20, quando surgissem os Automóveis, as mulheres não poderiam dirigir. É por isso que aqui no KêiÉsEi as mulheres não dirigem!

Maasalama

Anônimo disse...

No fim voce acabou definindo corretamente, nao se pode ganhar dinheiro sobre dinheiro mas pode atraves que imoveis, atividade produtiva.. Pois, o imovel em si, tem gastos e incentiva outras atividades. O imovel alugado tbm atrai pessoas e novas atividades.
Mas o dinheiro em cima de dinheiro eh apenas um comedor de riquezas e acentuador de desigualdades.
Eu concordo plenamente com essa lei.

A Riba- juros eh citada diversas vezes no Alcorao e existe em varios graus, todos eles proibidos.

Anônimo disse...

Oi, Sheikh!
Já acompanho o seu blog há um tempo, mas nunca comentei.
Estou escrevendo um blog sobre Bahrain. Passe lá pra dar uma olhadinha quando tiver um tempo. :)

Anônimo disse...

Na minha opiniao, aluguel de imoveis nao gera atividade produtiva nenhuma. Ao contrario, eh um meio de explorar inquilinos que nao tem condicoes de compra e concentrar riquezas na mao de proprietarios.