22.1.09

Índia: déjà vue

Um achado que me fez lembrar de algumas coisas:



A repudiação permanente da noção de relações humanas. Oferece-se tudo, compromete-se a tudo, proclama-se todas as competências quando não se sabe nada. Assim, obrigam-nos de cara a negar no outro a qualidade humana que reside na boa fé, no senso de contrato e na capacidade de assumir uma obrigação. Os rickshaw boys propõem de te conduzir a qualquer lugar, quando eles são mais ignorantes que você sobre o itinerário. Como então não se importar e - qualquer escrúpulo que a gente tenha em montar em sua veículo e se deixar levar por eles - não os tratá-los como bichos porque eles te forçam a considerá-los como tais por esta desrazão que é a deles?


Claude Lévi-Strauss, Tristes Tropiques, 1950, no capítulo "Multidão", sobre a Índia. Um cenário não muito diferente do que vi em 2007. Longe de ser uma verdade absoluta ou de propagar preconceitos, esse texto representa bem o choque dos ocidentais ao chegar às grandes cidades do país.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom post! E sem comentários... Posso pedir-lhe uns conelhos via e-mail? Sou portuguesa e estou a pensar ir trabalhar para fora - filipafilipe@hotmail.com