19.12.06

Sheik Luís responde: estudar em Dubai

Nathalie Forster Marques deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Sheik Luís responde":

Olá Sheik Luis, td bem??? Felizmente achei seu blog no google e gostaria de saber se você pode me ajudar. Sou formada em hotelaria e as notícias sobre o desenvolvimento da indústria do turismo em Dubai têm chamado muito a minha atenção. Estou bastante interessada em ir trabalhar e fazer carreira por aí, mas gostaria também de estudar e não tenho notícias de cursos ou universidades nessa área aí. Você conhece algum ou pelo menos sabe onde eu posso procurar??? Estou meio perdida, sem saber por onde começar, onde achar, essas coisas. Mandei um e-mail para a Embaixada dos Emirados aki no Brasil e estou aguardando resposta. Desculpa te importunar, mas meu interesse é bem grande e isso me faz ter pressa... rsrsrs Obrigada, Nathalie.


Sheik Luís responde:

Oi Nathalie, tudo bom por aqui. E por aí?

Vamos lá: em relação à hotelaria, tem muito hotel por aqui, bem mais do que os poucos links que coloquei no post anterior.

O que eu disse ali continua válido: quanto menor a sua qualificação, (bem) menor será o seu salário. Então, a dica é: estude inglês (se você falar outros idiomas, pontinhos a mais no céu) e qualifique-se antes de tentar qualquer coisa aqui, a não ser se você queira algum trabalho temporário, por uma temporada, só pra ver como é que é, mesmo ganhando pouco. Neste caso, talvez se você conseguir se cadastrar no site dos hotéis, até vire alguma coisa.

Com relação aos estudos aqui: Dubai é uma cidade em que certas coisas são muito baratas, outras muito caras. Se você quiser provar comidas indianas, pode ter um banquete assustador que só não é apimentado no preço (menos de 20 dirhams). Eletrônicos, brinquedos poluidores também possuem preços muito atraentes por aqui. Agora, acomodação e estudos... os preços são astronômicos! Estou falando de cursos universitários, ao menos é o que se diz por aqui, embora eu nunca tenha checado os preços.

E por que estudos acabam sendo caros por aqui? Basicamente por duas razões:

1 - A mão-de-obra é especializada. Logo, quem dará aula certamente será um expatriado que também quer ganhar bem;

2 - O principal público-alvo são os próprios filhos de expatriados, muitos deles filhos de britânicos, franceses, alemães, etc. Como exemplo, há muitas filiais de universidades européias aqui, e ouvi dizer que os preços são ligeiramente inferiores aos preços praticados na Europa. Mas o que é barato para quem ganha em libras esterlinas não o é necessariamente para um brasileiro, ok?

Um link para começar a procurar coisas por aqui:

Knowledge Village - um bairro ou um complexo de construções que abriga, se entendi bem, um aglomerado de faculdades, filiais de universidades estrangeiras, ou empresas que oferecem treinamentos em áreas diversas. É uma área que possui várias salas de áudio-visual onde vira e mexe há congressos médicos, de odontologia, de informática, e por aí afora.

Não pense que porque você está em uma suposta Universidade em Dubai que você terá a mesma liberdade que teria em uma universidade no Brasil: há alguns meses alguns alunos que estudam no complexo Knowledge Village foram suspensos porque reclamaram da escola em seus blogs...

É isso aí. Boa sorte e abraços do Sheik.

18 comentários:

Anônimo disse...

SHEIK pela terceira vez....estou sem poder entrar no Google pq já devo estar inscrita faz tempo e não sei a senha. Vou deixar o e-mail( quem sabe o "Camelo" tem mais tempo e responde) Sou Engenheira também ( Elet) entre outras direções...E MUITO interessada na Cultura Árabe o que eu penso que vai me custar uma pesquisa, aprender o idioma etc.
Nasci no Brasil mas vivi em 4 continentes diversos.
POR FAVOR coloque SHEIK para identificar pq o e-mail fica na quarentena, não entra direto na INBOX.ESPERANDO........
ABRAÇOS,
MARIAM
E-mail:oxalalounge@bol.com.br
( estão anonimos os comentários pq não estou acessando o Google)

Anônimo disse...

Olá,
Vi no google o seu blog e me interessei bastante!!
estou querendo ir morar por uma ano ou ate mesmo seis meses em dubai!!
Gostaria de saber como é que funciona a respeito de estudos(como inglês) e sobre trabalhos temporários.

obrigado
vinicius p. benini

Anônimo disse...

Olá Sheik,
Ainda bem que descobri seu blog. Bem, tenho muito interesse em conhecer Dubai e saber se existe demanda para minha profissão aí. Atualmente estou no término de um curso chamado ciências atuariais, um curso em crescente expansão e já considerado a 2° melhor profissão da América. Ficarei grato se puder me aconselhar como estudantes recem formados podem ingressar no mercado de trabalho aí, ou como ingressar em um curso de pós graduação ou mestrado, aliás, penso eu que as aulas são ministradas tb em inglês (idioma o qual já domino, como também o espanhol).
Att.
Felipe
federais86@gmail.com

Anônimo disse...

Hi Luis! How are you doing? I'd like to know more information about the jobs in Dubai... I'd like to work there for one month... do you think that it is possible to find a job for one month only? I speak Engish and work with tourism here in Brazil I also have a lot of experience dealing with costumers I am very dynamic and hardworking I am also good looking and smiling.

Anônimo disse...

It's Vanessa again!!!
I am sorry I forgot to leave my e-mail: wanessagolden@gmail.com

Regards,
Vanessa

Anônimo disse...

oi me chamo Paloma e me formo esse ano,gostaria de fazer faculdade em Dubai por causa de seu crescimento no mercado,
como faço pra ir estudar lá???
me manda um email se poder, docinhorock14@hotmail.com
abraço e deste já agradeço.

Anônimo disse...

Ola,me chamo Natana,

gostaria de saber como é o ensino em relação a Arquitetura ai?
vale a pena eu cursar arquitetura em Dubai?

Jana disse...

OIe querido. mto legal seu blog. Sou estudante de arquitetura. Gostaria de saber, como a colega assim, se vale a pena fazer faculdade em Dubai, e se tem como me oferecer o site das facudlades que tem por aí. grata janaina (jana_arquiteta@hotmail.com)

RCALLMANN disse...

E ai shaik tranquilo. O lance é o seguinte sou designer de interior formado pela UFRJ e tenho mais de 08 anos de experiência em projetos gerência e administração de projetos. Gostaria de saber se é muito complicado ou se é grande a possibilitade para eu conseguir um emprego em minha área em Dubai. Desde já agradeço por sua atenção tudo de bom....

Unknown disse...

E ai Shaik tudo bem, sou amigo do jogador de futebol Eder Augusto, crescemos estudando e jogando futebol juntos, jogamos juntos no Botafogo de Ribeirão Preto, no Radium de Mococa, e na Ponte Preta em Campinas e ai cada um seguiu um rumo na vida,mas até hoje mantemos contato via internet hoje já me formei como professor, bacharel em química Indústrial e falo inglês fluentimente com experiência indústrial na área alimentícia, mais específicamente na produção de"Gelitina", e gostaria de saber se existe a possibilidade de eu voltar a jogar futebol com meu amigo Eder Augusto ai em Dubai, pois nunca parei de treinar até pouco tempo estava na ativa estudando, trabalhando e jogando futebol profissional no time da minha cidade que é da 2º divisão no campeonato paulista, até mais obrigado pela atenção

Anônimo disse...

Prezado Amigo

Parabenizo pela iniciativa, muito inteligente por sinal, e de incrível nobreza. Estou encaminhando alguns amigos para Dubay, viajam esta próxima semana, para testes em times de futebol. Devido a pouca experiência e principalmente por estarem em um lugar distante, gostaria muito de contar com com algumas orientações suas (muita coisa já consegui por sua página). Se puderes, gostaria de manter contato via e-mail, pois gostaria de dar mais dados da viagem. Meu e-mail é guerreiro.ura@uol.com.br. Agradeço muito se puderes me responder.
Grande abraço.

Itamar

Anônimo disse...

Prezado Amigo

Parabenizo pela iniciativa, muito inteligente por sinal, e de incrível nobreza. Estou encaminhando alguns amigos para Dubay, viajam esta próxima semana, para testes em times de futebol. Devido a pouca experiência e principalmente por estarem em um lugar distante, gostaria muito de contar com com algumas orientações suas (muita coisa já consegui por sua página). Se puderes, gostaria de manter contato via e-mail, pois gostaria de dar mais dados da viagem. Meu e-mail é guerreiro.ura@uol.com.br. Agradeço muito se puderes me responder.
Grande abraço.

gil vicente disse...

Olá sr,Sheik,sou assessor de imprenssa de um treinador de futebol profissional.
Como poderia enviar-lhe um currículo para sua apreciação e contatos profissionais futuramente?
Obrigado
respostas: gilvicentejor@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Sheik. Estou fazendo faculdade de biologia e gostaria de saber como anda os investimentos em ciência em Dubai e as especializações, mestrado, doutorado, etc. É muito difícil conseguir um curso desse? E nesse caso, o aprendizado do árabe ajudaria?
Obrigada
ra_scheiffer@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola chamo-me Anise e me formo esse ano,gostaria de fazer faculdade em Dubai na area de Tecnologias de informacao e comunicacao e por causa de seu crescimento no mercado,
como faço pra ir estudar lá???
me manda um email se poder, anisemendes@gmail.com
abraço e deste já agradeço

Anise disse...

oi me chamo Anise e,gostaria de fazer pos-graduacao e mestrado em Dubai na area de TIC( informatica precisamente) como faço pra ir estudar lá???

o meu e-mail e anisemendes@gmail.com
abraço e deste já agradeço

Anônimo disse...

Ola sheik,como vai meu nome é valeria gostaria de saber se sea facil eu arruma um emprego ai em dubai na area de salão de beleza sou cabeleireira 2 anos..ogradeço a vc..boa tarde

vanderlei disse...

oi sou pedreiro e gostaria de trabalhar em dubai dependendo do salario, tenho 43 anos tenho alguma chance?