
... Há alguns meses atrás, às vésperas do aniversário da morte de Mao Tsé Tung, pululavam na TV (a cabo) documentários sobre sua vida, sobre a Revolução Cultural e sobre a China atual.
Em um destes documentários, um modesto publicitário relatava o que pensa ser a sua relevância na China contemporânea:
"considero que temos grande importância dentro do contexto atual, pois estamos ensinando a população a fazer as boas escolhas"
Estes professores utilizam-se dos mesmos símbolos da Revolução para trabalhar o imaginário chinês: enquanto ele falava, alternavam-se imagens de uma grande desfile onde o carro militar era uma garrafa de Coca-Cola gigante, ou outra em que dragões consomem um outro produto qualquer...
E assim, os chineses vão aprendendo a fazer boas escolhas: beber Coca-Cola, Pepsi, comprar um automóvel em detrimento da tradicional bicicleta chinesa, o último perfume, status... coitado do nosso planeta.
Para saber mais

Maopost.com: um site com um acervo gigantesco de cartazes da Revolução Cultural.
(ao lado: Nós queremos ser os sucessores da revolução, 1965, extraído do acervo do site)

(ao lado, "Chanel", Wang Guangyi, 2002)
Um comentário:
Luisão,
Acho que já devem ter te mandado essa notícia, mas, em todo caso, aí vai o endereço:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u129198.shtml
Bela pesquisa! Hehehe
Postar um comentário