14.12.06

Sheik Luís responde

Natália perguntou:

Caro Sheik Luís, Estou pensando em tirar férias e passar uns 15 dias aí. Como iria sozinha, gostaria de saber se é perigoso. Vc acha que eu deveria ir para outro lugar? A título de curiosidade, vc é brasileiro? Como pode ser um sheik? Abc, Natália


Olá Natália. Por pura curiosidade, aprendi outro dia por aqui que "Natália" é como os russos pronunciam o nome "Natasha". Vamos por partes:

1 - Venha tranqüila que não é perigoso. Aqui os índices de criminalidade são bem inferiores ao Brasil, e há muitas européias, americanas, latino-americanas, russas, filipinas, chinesas sozinhas por aqui. Em geral as pessoas vem mais em casais pra cá, mas há muitas opções de restaurantes e bares e muitas baladas, principalmente de dance e salsa, que ocorrem principalmente em hotéis, embora tudo aconteça de maneira ligeiramente diferente da que ocorre no Brasil...

Você precisará tomar certos cuidados com as vestimentas para andar na rua, principalmente se for ao centrão (Deira e Bur Dubai) apenas para evitar situações desagradáveis (como bandos de homens andando atrás de você como se nunca tivessem visto mulher).

2 - Visitar ou não Dubai? Depende de suas intenções. Aqui tem certas restrições próprias do mundo árabe, mas penso que a diversidade cultural de uma cidade onde a população estrangeira é 4x maior que a população local vale a pena conhecer. De qualquer modo, certamente há locais no mundo onde as baladas são mais liberais do que aqui...

Dubai é uma das portas mais ocidentais de entrada no mundo árabe. Para quem gosta de fazer compras (não importa o que você quer comprar, de pirulitos a eletrônicos), a cidade garante uma boa diversão. Conhecer o deserto é uma experiência única também. Enfim, 15 dias é um tempo bom para conhecer as coisas boas sem passar pela provação da adaptação que passa quem vem para se estabelecer por aqui.

Dubai também pode ser a porta para viagens em outros países a um custo relativamente barato: veja o site de companhias aéreas como a Air Arabia (http://www.airarabia.com).

Já aviso que hotel aqui é muito caro, como qualquer tipo de acomodação. Mas há albergues da juventude também (embora eu nunca tenha ido lá conferir).

Mas aproveite para vir antes de maio, enquanto as temperaturas estão amenas (entre 17 e 25 graus), estão todos animados por aqui, cheia de turistas e cidade está verde e florida.

3 - Sim, eu sou brasileiro, e sou Sheik também, oras. Como já disse um dia Carlinhos Brown: "é preciso que cada um reconheça a majestade que existe dentro de si".

Ehehe. É isso aí. Quando estiver pra chegar, avisa.

Abraço do Sheik.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sheik,

Obrigada pelas dicas. Vou programar a minha viagem e quando fechar a data, entrarei em contato com vc para pegar indicações de lugares legais. Aqui no Rio de Janeiro existem alguns bares/boates que só são frequentados por turistas e rola a maior baixaria. Não gostaria de cometer esse equívoco por aí.

Legal saber que vc é brasileiro. Em que cidade vc morou? Confesso que ainda não entendi como vc pode ser um sheik brasileiro. Os sheiks não devem ser criados nos seus países, dentro das suas culturas? Sei que muitos estudam fora, mas por um "curto" período de tempo. Vc é sheik mesmo?

Abraços e obrigada.
Natália

Anônimo disse...

Olá Sheik Luis, td bem??? Felizmente achei seu blog no google e gostaria de saber se você pode me ajudar. Sou formada em hotelaria e as notícias sobre o desenvolvimento da indústria do turismo em Dubai têm chamado muito a minha atenção. Estou bastante interessada em ir trabalhar e fazer carreira por aí, mas gostaria também de estudar e não tenho notícias de cursos ou universidades nessa área aí. Você conhece algum ou pelo menos sabe onde eu posso procurar??? Estou meio perdida, sem saber por onde começar, onde achar, essas coisas. Mandei um e-mail para a Embaixada dos Emirados aki no Brasil e estou aguardando resposta. Desculpa te importunar, mas meu interesse é bem grande e isso me faz ter pressa... rsrsrs
Obrigada,

Nathalie.

Anônimo disse...

Olá sheik
Luis sou brasileiro descendente de libanes e trabalho com implantodontia periodontia e cirurgia oral formado há 20 anos
gostaria de informações sobre trabalho nesta area em Dubai. Minha esposa é fisioterapeuta especializada em estética feminina corporal e facial.Abraços Nabil.

Anônimo disse...

Sheik,
Gostei muito dos seus comentários sobre Dubai.
Farei uma viagem de trabalho e ficarei 2 dias em Dubai.
Voce disse que precisa ter alguns cuidados com as vestimentas para andar na rua e eu gostaria de algumas dicas, se possível.
Não se recomenda calça para mulheres, precisa usar lenço, etc?
Agradeço sua atenção.
Abraço.
Cléria