11.3.09

O que é um Sheik?

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Fugindo da mordida do leão":

Luis,
Por favor, não encontrei um lugar melhor para colocar minha pergunta então vai aqui mesmo. Desculpe a minha ignorância mas o que é um sheik e o que ele faz? Qual a diferença para Xeque árabe?
Obrigada,
Mirella

Postado por Anônimo no blog Dubai F. C. em Quarta-feira, 11 Março, 2009

Olá Mirella,

Um sheik é a mesma coisa que Xeque árabe. Escrevo sheik porque estou "inovando" com a língua.

Mas há uma razão para isso: sheik é a maneira como anglófonos chamam o xeque. Na verdade, nem isso: a transliteração mais correta do som dessa palavra em árabe para o inglês é shaikh.

Escrevo errado? Aí é o caso de se perguntar o que é o certo, pois a pronúncia de xeque não tem nada a ver com o som da sua palavra de origem. Em árabe, diz algo como xêrhh (esse rhh é pra imitar o som aspirado e raspado, gutural, de um 'r' carioca). Enfim, como já disse em outras oportunidades, o correto mesmo só em árabe. E para o feminino, adiciona-se um 'a' ao final: xêrhhha.

Para terminar: sheik, shaikh, , xeque, xêr em árabe é apenas um título de respeito. Você não precisa ser dono de um Emirado e das pessoas que nele vive para ser chamado como tal. Pessoas mais idosas e respeitadas por sua autoridade ou notoriedade também são chamados de sheik. A tradução mais próxima para o português dessa palavra acho que é "o fudidão".

Para designar especificamente o dono de um Emirado e das almas que nele vivem, o termo mais preciso (e nem sempre usado) é Emir (ou Amir, mais uma vez, o correto, só em árabe), que tem mais a ver com "chefe". Daí vem a palavra Emirado para designar a região onde moram seus súditos, e Amiri Guard, para a sua guarda especial que o protege.

Bom, é isso.

Abraço de ex-sheikh, xêrhh, shaikh, Cheik, xeque...

Luís

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá tudo bem?
Sou estudante de arquitetura e urbanismo, estou terminando o 4 ano, eu gostaria muito de terminar a minha faculdade em Dubai (falta um ano), sou descendente de libaneses, entao ja falo o arabe (sei que o arabe de dubai é um pouco diferente :P) tambem falo ingles e espanhol fluentemente...queria saber a sua opiniao sobre isso, terminar aqui, ai..sei la :) o que voce acha? tentei fazer umas pesquisas sobre faculdades de arquitetura em dubai, mas nao tive muito sucesso, se voce puder me ajudar por favor...muito obrigada :)
(coloquei o meu pedido no lugar errado, mas nao consegui achar o lugar certo..então fica ai mesmo, sorry)
brigada de novo...

Zena, zenagebai@hot...

bianka cabral disse...

Oiee Sheik,
tudo bom querido?
estou precisando de informaçoes sobre trabalho em dubai para brasileiros, quero ir pra la trabalhar em gastronomia e aprender tipos de comidas arabes, qual a melhor cidade q vc indica? sei falar apenas o ingles, add meu msn bianka_cabral@hotmail.com para me passar as informaçoes completas. Obrigada.

Anônimo disse...

Olá sou estudante de arquitetura e gostaria de fazer um curso de férias em Dubai. Você conhece alguma escola para me indicar?