13.4.09

Reconhecimento de diploma

Ju deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Dubai e a crise: o estouro da bolha":

Oi, Sheik!

Não sei se v. pode me ajudar. Sou formada em direito no Brasil e vou fazer um curso de pós-graduação aqui em Dubai. Porém, para reconhecer meu diploma aqui, eles exigiram que ele seja reconhecido no Brasil pelo Min. Educação, Embaixada e Min. Rel. Exteriores para, então, eu reconhecê-lo no Min. Educação de Dubai.
V. sabe algo sobre esse procedimento ou teria alguma dica?

Desde já agradeço.
Ju.


Postado por Ju no blog Dubai F. C. em Quarta-feira, 08 Abril, 2009

Olá Juliana,

Até onde sei, você não precisará que ele seja reconhecido pelo Ministério da Educação brasileiro. Em tese, o diploma em si já tem essa qualidade (ele já deve ter alguma assinatura ou carimbo do MEC). Mas você terá que passar por algumas etapas ligeiramente chatas, a saber:

1a etapa - tradução juramentada do diploma para o árabe ou para o inglês

Prazo: 1 dia
Custo: em torno de R$ 100 (um chute. Depende do tamanho do seu documento)

Em geral, os tradutores pegam o seu diploma na manhã e com sorte, te devolve no mesmo dia de tarde.

Dica: traduza para o inglês. Se um dia você sair daí para outro país, a probabilidade de que alguém aceite a tradução juramentada para o inglês é muito maior que a do árabe.

2a etapa - reconhecimento de firma das assinaturas do diploma (1 a X dias)

Prazo: 1 dia (se todas as assinaturas estiverem no mesmo cartório)
Custo: irrisório

Essa é uma exigência do Ministério das Relações Exteriores para poder reconhecer seu diploma: reconhecer firma das assinaturas no seu diploma e também do tradutor juramentado, caso este não resida em Brasília.

Na dúvida, reconheça a assinatura de todo mundo que assinou o seu diploma. Não é tão difícil assim: em geral, as pessoas que assinam os diplomas terão firma no cartório mais próximo do estabelecimento de ensino.

3a etapa - validação pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Custo: "gratuito"

Prazo:

- ao menos 24h para pedidos efetuados pessoalmente em Brasília, RJ, SC ou MG
- de 30 a 40 dias úteis para pedidos feitos via postal para o MRE em Brasília
- de 10 a 20 dias úteis para pedidos feitos via postal em SP

Maiores detalhes:

http://www.abe.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/legalizacao-em-documentos

Dicas de ouro de ex-sheik:

+ quer que a coisa saia rápido? Não tem jeito, vá pessoalmente ou mande alguém para Brasília em seu lugar com o documento e tradução juramentada com as firmas devidamente reconhecidas. Essa pessoa terá que ficar ao menos 2 dias na cidade: o primeiro para entregar o documento, e o segundo para buscar e com sorte já pegar a Embaixada dos Emirados Árabes aberta para a etapa seguinte.

+ se o seu documento está em Dubai, reserve uns bons 350 dirhams para o envio do seu diploma para o Brasil via DHL e algo similar em reais para o retorno;

+ jamais mande documentos através do correio comum, ESPECIALMENTE EM DUBAI. Já tive caso de coisas que enviei a partir de Dubai por correio comum e NUNCA chegaram. Gaste em um SEDEX, DHL ou equivalente. Se o documento se extraviar, haverá choro e ranger de dentes.

4a etapa - carimbo da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos

Prazo: de 1 a 2 dias
Custo: 120 por selo (a confirmar preço na Embaixada dos EAU em Brasília)

Passar com todos estes documentos à Embaixada dos Emirados Árabes em Brasília para receber o selo oficial. Se der sorte, na manhã seguinte à entrega dos documentos no Itamaraty, você volta lá, pega o diploma validado e já corre na Embaixada dos EAU e já resolve mais essa.

Prepare-se para mais uma facada: você terá que pagar 2x: o selo que vai na tradução juramentada e no seu documento oficial.

Após essa maratona, você poderá sorrir feliz e contente: o seu diploma está validado, pronto para ser apresentado ao Ministério da Educação em Dubai.

Burocrático? Sim, mas este é um procedimento de praxe que não muda muito de país para país.

Mãos à obra e boa sorte!

Abraço de ex-sheik,

Luís

3 comentários:

Ju (Dubai Verde e Amarelo) disse...

Ex-sheik Luis,

Não tenho palavras para te agradecer. PERFEITO!!!!!

Muito obrigada pelas informações e boa vontade!

Abraços, Juliana.

Anônimo disse...

ola sheik tenho lido suas palavras e tenho gostado muito estou em busca de respostas sou muçulmana convertida a dez anos .sigo o islan com o coração aberto.sou solteira mas estou em busca de um esposo.a alguns meses tenho me comunicado com um rapaz do iraque quero ajuda-lo a vir para o brasil e depois nos casarmos.gostaria de sua orientação ,saber como devo proceder quanto ao envio de remersa de valores e se depois que ele chegar sera que teremos problemas para sua permanencia aqui no brasil ,por favor nos ajude.meu e-mail e claudiaamohamed@hotmail.com.aguardo contacto salamat

Lótus Produtos Orgânicos disse...

Ex-sheik Luis,

Acabei encontrando o Blog por acaso, buscando por algumas informações, e estou achando ótimo, é muito bom, obter informações sobre os Emirados de uma pessoa tão conhecedora.

Então assim como muitas pessoas aqui, venho também solicitar ajuda e informações.

Me denomino uma pessoa de sorte.
Estou morando em Dubai há cerca de um mês, sou Brasileira, tenho 28 anos, meu nível de inglês é intermediário, e deixei minha faculdade de Administração na metade.
Tive essa oportunidade de vir morar aqui atravéz de uma amiga engenheira renomada, com quem eu trabalhava no Brasil, e que fazia consultorias aqui em Dubai.
Resumindo, ela recebeu uma prosposta de emprego aqui, por uma empresa de grande porte.
O que fez com que ela estabelecece moradia em Dubai , e uma das suas 'exigências de camarim' podemos dizer assim, foi que eles providenciassem também a minha vinda. Afim de me proporcionar uma oportunidade de aprender de vez o inglês e terminar os meus estudos aqui.
Estou gostando muito da vida em Dubai, e estou feliz com essa mudança.
Estou tendo, óbvio muitas limitações em função de não falar fluentemente o inglês, e o inglês que sei realmente é bem diferente do que tenho visto por aqui, hehehe.
Bom, mas quanto a isso , acredito ser uma questão de tempo e vivência, ainda não iniciei nenhum curso, estamos ainda terminando de nos acomodar, e a cabeça récem está sentando com a nova realidade. Acredito que agora no mês de julho já devo iniciar algum curso.

o que eu preciso saber é o seguinte:

A partir do 1° semestre de 2010, acredito já estar com fluência no inglês, e quero retomar os estudos.
Quero fazer uma faculdade aqui, e me especializar na área administrativa, como disse antes, parei os estudos exatamente na metade do curso, estava cursando Administração, na Faculdades Senac, reconhecida pelo Mec no Estado do Rio Grande do Sul.
Minha dúvida:
Consigo aqui em alguma instituição aproveitar os 2 anos que já havia feito no Brasil? Ou que fosse parte dessas cadeiras?

Já aproveito também e peço dicas de um bom curso de inglês e de faculdades que tenham este curso.

Desde já agradeço a atenção e aguardo as informações.

Daniela