15.4.09

Alternativas econômicas

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Dubai e a crise: o estouro da bolha":

Caro amigo,Em novembro estarei participando de uma exposição em Dubai (www.indexexhibition.com )acabei achando o seu blog na net e achei bastante simpatico da sua parte em ajudar pessoas interessadas a viajarem para esta cidade.Gostaria de conhecer alternativas bastante econômicas para este projeto que durará apenas alguns dias,geralmente quando vou para Europa,costumo alugar quartos,ou usar albergues,existe esta opção lá?qual é o custo médio de alimentação em Dolar?Você conhece algum subsidio para artes? Desculpe pelas perguntas e agradeço pela generosidade em responder-las...Com os melhores cumprimentos,
Artista



Postado por Anônimo no blog Dubai F. C. em Terça-feira, 07 Abril, 2009

Olá Artista,

Você tocou em um ponto importante: Europa. Que fique claro uma coisa: Dubai não é Europa. Então, até onde sei: nada de subsídio para artes (que não seja relacionada à cultura local).

Alternativa barata de acomodação: http://www.uaeyha.com/

É o famoso "3 Bs": bom, bonito e barato.

O único problema então que fica é a questão do visto: brasileiros não têm visto automático para entrar no país. Com isso, o público dos albergues acaba sendo principalmente de países que possuem visto automático (europeus).

A orientação da Embaixada dos EAU no Brasil é de que o pedido de visto pode ser tratado pelos hotéis. O que eles não dizem é que precisa ser um hotel 4 estrelas... espero que a organização do evento ao menos resolva essa pra você.

Quanto à alimentação, vai tranqüilo que é metade do preço do Brasil. E se ainda assim o orçamento apertar, dê um pulo nos restaurantes indianos em Karama e peça um "Thali" (pacote em hindi). Refeição completa por menos de R$ 10.

Outra penúria é a questão dos transportes. Enfim, já toquei nesse assunto em outros posts.

Boa sorte!

ex-sheik Luis.

13.4.09

Reconhecimento de diploma

Ju deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Dubai e a crise: o estouro da bolha":

Oi, Sheik!

Não sei se v. pode me ajudar. Sou formada em direito no Brasil e vou fazer um curso de pós-graduação aqui em Dubai. Porém, para reconhecer meu diploma aqui, eles exigiram que ele seja reconhecido no Brasil pelo Min. Educação, Embaixada e Min. Rel. Exteriores para, então, eu reconhecê-lo no Min. Educação de Dubai.
V. sabe algo sobre esse procedimento ou teria alguma dica?

Desde já agradeço.
Ju.


Postado por Ju no blog Dubai F. C. em Quarta-feira, 08 Abril, 2009

Olá Juliana,

Até onde sei, você não precisará que ele seja reconhecido pelo Ministério da Educação brasileiro. Em tese, o diploma em si já tem essa qualidade (ele já deve ter alguma assinatura ou carimbo do MEC). Mas você terá que passar por algumas etapas ligeiramente chatas, a saber:

1a etapa - tradução juramentada do diploma para o árabe ou para o inglês

Prazo: 1 dia
Custo: em torno de R$ 100 (um chute. Depende do tamanho do seu documento)

Em geral, os tradutores pegam o seu diploma na manhã e com sorte, te devolve no mesmo dia de tarde.

Dica: traduza para o inglês. Se um dia você sair daí para outro país, a probabilidade de que alguém aceite a tradução juramentada para o inglês é muito maior que a do árabe.

2a etapa - reconhecimento de firma das assinaturas do diploma (1 a X dias)

Prazo: 1 dia (se todas as assinaturas estiverem no mesmo cartório)
Custo: irrisório

Essa é uma exigência do Ministério das Relações Exteriores para poder reconhecer seu diploma: reconhecer firma das assinaturas no seu diploma e também do tradutor juramentado, caso este não resida em Brasília.

Na dúvida, reconheça a assinatura de todo mundo que assinou o seu diploma. Não é tão difícil assim: em geral, as pessoas que assinam os diplomas terão firma no cartório mais próximo do estabelecimento de ensino.

3a etapa - validação pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Custo: "gratuito"

Prazo:

- ao menos 24h para pedidos efetuados pessoalmente em Brasília, RJ, SC ou MG
- de 30 a 40 dias úteis para pedidos feitos via postal para o MRE em Brasília
- de 10 a 20 dias úteis para pedidos feitos via postal em SP

Maiores detalhes:

http://www.abe.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/legalizacao-em-documentos

Dicas de ouro de ex-sheik:

+ quer que a coisa saia rápido? Não tem jeito, vá pessoalmente ou mande alguém para Brasília em seu lugar com o documento e tradução juramentada com as firmas devidamente reconhecidas. Essa pessoa terá que ficar ao menos 2 dias na cidade: o primeiro para entregar o documento, e o segundo para buscar e com sorte já pegar a Embaixada dos Emirados Árabes aberta para a etapa seguinte.

+ se o seu documento está em Dubai, reserve uns bons 350 dirhams para o envio do seu diploma para o Brasil via DHL e algo similar em reais para o retorno;

+ jamais mande documentos através do correio comum, ESPECIALMENTE EM DUBAI. Já tive caso de coisas que enviei a partir de Dubai por correio comum e NUNCA chegaram. Gaste em um SEDEX, DHL ou equivalente. Se o documento se extraviar, haverá choro e ranger de dentes.

4a etapa - carimbo da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos

Prazo: de 1 a 2 dias
Custo: 120 por selo (a confirmar preço na Embaixada dos EAU em Brasília)

Passar com todos estes documentos à Embaixada dos Emirados Árabes em Brasília para receber o selo oficial. Se der sorte, na manhã seguinte à entrega dos documentos no Itamaraty, você volta lá, pega o diploma validado e já corre na Embaixada dos EAU e já resolve mais essa.

Prepare-se para mais uma facada: você terá que pagar 2x: o selo que vai na tradução juramentada e no seu documento oficial.

Após essa maratona, você poderá sorrir feliz e contente: o seu diploma está validado, pronto para ser apresentado ao Ministério da Educação em Dubai.

Burocrático? Sim, mas este é um procedimento de praxe que não muda muito de país para país.

Mãos à obra e boa sorte!

Abraço de ex-sheik,

Luís